João Alves prestigia o novo imortal da Academia Sergipana de Letras

Agência Aracaju de Notícias
06/02/2015 00h00
Início > Noticias > 63637

 A Academia Sergipana de Letras (ASL) nomeou mais um imortal na noite desta quinta-feira, 06, no CIC (Centro de Interesses Comunitários), onde o escolhido, com 31 votos, foi o empresário e diretor-presidente da TV Sergipe, Albano Franco. A solenidade foi bastante concorrida, onde centenas de pessoas prestigiaram o mais novo imortal, entre os presentes estava o prefeito de Aracaju, João Alves Filho, que também é membro da Academia.

 A cadeira que Albano Franco assume é a de número três, que teve grandes nomes como ocupantes. O último deles foi o jornalista e poeta, Santo Souza, mas, já foi ocupada por Fausto Cardoso e Cleomenes Campos de Oliveira.

A solenidade de nomeação de Albano Franco como imortal na ASL foi bastante concorrida, com a presença de autoridades como o Prefeito e o Vice-prefeito de Aracaju, João Alves Filho e José Carlos Machado, além do Governador Jackson Barreto, do ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Britto, também participaram da solenidade os parentes do poeta Santo Souza, entre tantas outras figuras ilustres.

O mais novo imortal, Albano Franco, foi homenageado através de cartas pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso e do vice-presidente da República Michel Temer. As cartas foram lidas durante a cerimônia.

Segundo o presidente da ASL, José Anderson do Nascimento, a escolha de Albano para ocupar a cadeira de número três vem do empreendedorismo cultural que ele tem exercido aqui em Sergipe, não só como político, mas como o presidente da Fundação Augusto Franco, hoje o Instituto Augusto Franco. "É bom ressaltar que essa instituição tem promovido o desenvolvimento cultural na sua presidência. Na publicação de livros, lançamentos de CDs e patrocínio de obras de artistas plástico. Por esse caminho é que Albano Franco chega à Academia Sergipana de Letras", reforçou o presidente. 

Amigos e autoridades falam sobre o nomeado

Como amigo e imortal da ASL, o prefeito João Alves recordou-se de quando conheceu Albano Franco e sempre foi conhecido como um homem de diversas qualidades. "Ele sempre foi considerado um homem bom, primeiro por ser um homem solidário, como poucos, além de ser uma pessoas de uma amabilidade enorme. Albano tem uma vida pública invejável, não como governador, que foi, mas como presidente da CNI (Confederação Nacional da Indústria), que ele alcançou a notoriedade nacional e passou a ser respeitado em todo o Brasil. Para nós é uma honra tanto da Academia, quanto para a sociedade de forma geral", afirma.

A secretária de municipal de Governo, Marlene Calumby, e também imortal da Academia Sergipana de Letras, ressaltou que a nomeação de Albano Franco se caracteriza exatamente por toda uma história voltada para o respeito às artes, à cultura, e se notabiliza também em função do seu trabalho parlamentar e dos seus discursos, que todos eles foram proferidos ao longo da sua trajetória.

Para o amigo do novo imortal, José Carlos Machado, a figura de Albano Franco, além de ser de inúmeras qualidades é também de um respeito enorme ao bom gosto cultural e de valorização do patrimônio artístico. "Desta forma, não somente como político que já prestou grandes serviços, como empresário e a frente da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e também como grande apreciador da arte, Albano acrescentará muito à Academia Sergipana de Letras. Pois sempre voltou a sua defesa aos interesses de Sergipe, e, pelo que vi nos depoimentos dos imortais na defesa do nome dele, são várias as razões que justificam tê-lo como o mais novo imortal da ASL", ressaltou o vice-prefeito José Carlos Machado.

Segundo o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal, Carlos Ayres de Brito, a ambiência cultural é respirada pelo novo imortal de longa data. E a academia tende a ganhar com a chegada dele. "E eu o saudei com muito gosto, carinho e admiração. Temos uma amizade cerca de 55 anos. Fizemos faculdade juntos e ele sempre transitou sobre esse mundo da cultura com grande desembaraço e como grande incentivador. A partir da CNI, da presidência da Fundação Augusto Franco, como governador de Sergipe . Basta lembrar que nele reeditou as obras completas de Tobias Barreto, completou e terminou a obra e inaugurou esse grande Teatro Tobias Barreto. Além de ter sido com ele a criação da Secretaria de Cultura a época em que foi  governador", lembrou.

O imortal Albano

Durante o juramento de nomeação Albano prometeu "defender e cumprir o Estatuto da Academia Sergipana de Letras, observar o regimento, resoluções e exercer com patriotismo e espírito público" o seu papel. Emocionado, o nomeado teve ao seu lado como testemunhas os filhos Ricardo e Adélia Franco.

O homenageado da noite, Albano Franco diz que o sentimento é de emoção e alegria. "Sinto-me feliz e honrado pela oportunidade, de a partir desta noite, ser membro da Academia Sergipana de Letras, essa instituição secular que presta relevantes serviços à cultura do meu estado. É importante ressaltar que a minha escolha não se deu, apenas, a ter redigido um livro, mas, principalmente pelo meu serviço sociocultural em favor da cultura em muito anos. Além do mais obtive 31 votos, que foi a unanimidade dos que compareceram e isso me gratificou. Por sorte estou sendo saudado pelo acadêmico e ex-presidente do STF, Carlos Ayres de Britto, que me causa grande emoção", comemora.