A Saúde de Aracaju, através do Programa de Controle da Dengue, entra na luta nacional contra a Dengue e a Febre Chikungunya e realiza neste sábado, 07, uma grande ação na Capital. O ‘Dia D de combate à Dengue e ao Chikungunya’ chamou a atenção da população, em diversos pontos da cidade e nos dois shoppings aracajuanos, atraindo a atenção para os cuidados essenciais no combate ao mosquito Aedes aegypti. A mobilização faz parte dos trabalhos da Vigilância Epidemiológica, da Diretoria de Vigilância em Saúde e da Rede de Atenção Primária Municipal.
Durante a manhã, localizados nos semáforos situados na rótula do bairro Jardins (próximo a Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha); bairro 13 de Julho (subida para a ponte do Shopping Riomar) e no Cruzamento entre Avenida Coelho Campos e Avenida João Ribeiro (ponto do táxi lotação) e até às 18h dentro dos dois shoppings da Capital, os agentes de endemias vêm realizando uma mobilização social para despertar nos motoristas, passageiros e clientes dos shoppings a consciência de entrar na luta contra a Dengue e a Febre Chikungunya.
De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, setor vinculado à Diretoria de Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Raulinna Gomes, a ação aproxima a população do assunto em si, aumentando o nível de informação para que todos entrem no combate.
“Nosso objetivo é que o cidadão aracajuano impeça a entrada da Febre Chikungunya em Aracaju e que também controle a Dengue. Tivemos uma aceitação muito grande de nossa ação nos semáforos. Já dentro do Shopping Riomar quanto do Shopping Jardins, nossos stands são novidades para quem veio realizar suas compras nestes centros comerciais. Sempre realizamos ações de vacinação e o pessoal se aproxima para saber se somos campanha de vacina. Nestes instantes aproveitávamos para passar os informes sobre as doenças”, explicou Raulinna.
Já o coordenador de campo do Programa de Controle da Dengue analisa que o ‘Dia D’ feito em várias frentes de ação causa um trabalho bastante amplo. “Nosso foco é sensibilizar a população para que junte força conosco no combate à Dengue e também se cuide para prevenir a Febre Chikungunya. É preciso o apoio de todos, cada um fazendo sua parte em prol da coletividade”, disse.
Para Remilda Gomes, passageira de um táxi lotação do Centro de Aracaju, a campanha teve a função de lembrete para o olhar apurado dentro de casa. “Já conhecia boa parte dos cuidados apontados no panfleto que recebi, mas creio que reler e conhecer detalhes sobre tais cuidados nos livrará da Dengue e da Febre Chikungunya. Devemos redobrar nossa atenção contra o mosquito”, pontuou.
Chikungunya
Durante o ‘Dia D’, a palavra Chikungunya impressa nas faixas e panfletos acaba despertando a curiosidade das pessoas. “Aproveitamos a curiosidade que a palavra desperta para chegarmos até as pessoas, repassando detalhes sobre as doenças. O pessoal já conhece a Dengue, mas ainda tem dúvidas sobre o que vem a ser Febre Chikungunya. Estamos nesse trabalho para alertar e explicar a melhor forma de combate”, disse a supervisora do Programa de Controle da Dengue, Jeane Scarlet.
Raulinna Gomes informa ainda que este ‘Dia D’ vem complementar os trabalhos que a Saúde de Aracaju já vem realizando durante a semana, com as visitas dos Agentes de Endemias às residências aracajuanas como também contribuir com os trabalhos das Forças Tarefas, que acontecem todos os sábados em locais de alto índice de infestação do Aedes aegypti. “Conseguimos atingir um novo público alvo, que mesmo conhecendo as doenças necessita sempre ser relembrado de seu papel enquanto agente de combate ao mosquito”, enfatizou a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica da Saúde de Aracaju.