Saúde Bucal realiza atividade preventiva no Asilo Rio Branco

Saúde
10/02/2015 16h37

Pensando no bem-estar dos idosos do Asilo Rio Branco, a equipe da Saúde Bucal da Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha esteve na última segunda-feira, 09, no local realizando uma avaliação nas bocas dos internos. A ação teve o objetivo de averiguar a situação de cada ancião, encaminhando para tratamento os casos mais graves.

Segundo a dentista da USF Sinhazinha, Maria Cristina Rocha de Souza, esse trabalho é realizando constantemente no Asilo Rio Branco e em outras, sempre levando até o cidadão o auxílio necessário para o seu problema. "Nestas visitas trabalhamos levantando as informações sobre a boca de cada idoso e também orientando aos cuidadores como os mesmos devem proceder para uma escovação correta e prevenção de lesões", explicou.

Maria Cristina frisou que as visitas ao Asilo Rio Branco possuem teor humanizado, pois cada paciente quer contar uma história, debater um assunto e isso é imprescindível para aproximá-los ainda mais da avaliação odontológica.

"Chegamos ao Asilo com máscaras, luvas e equipamentos de avaliação bucal e isso, às vezes, assusta os idosos, porém, trata-se de um trabalho detalhista, que requer calma e paciência para que possamos ver cada caso com a delicadeza necessária. Os idosos, em sua maioria, são carentes de atenção, então passamos também longos períodos conversando, explicando procedimentos, ouvindo suas histórias", contou a dentista.

Para o coordenador do Programa de Saúde Bucal de Aracaju, José Guimarães Neto, trabalhos desse porte definem o perfil dos profissionais da Saúde Bucal de Aracaju.

"Realizamos esse tipo de trabalho por compreendermos que a saúde é um direito do cidadão, independente da pessoa ter ou não condições físicas de se locomover até a Unidade de Saúde. Na Saúde Bucal realizamos avaliações odontológicas dentro das escolas, com moradores de rua, integrantes de associações de moradores, creches, canteiros de obras da construção civil, etc. O interesse das nossas equipes é aumentar o campo de ação para com o cidadão aracajuano, sempre orientando procedimentos corretivos quanto aos cuidados e mostrando que os mesmos devem procurar as USF em casos de problemas bucais", enfatizou Neto.