Formatura do Pronatec certifica 40 alunas do Programa Mulheres Mil

Formação para o Trabalho
11/02/2015 13h50
Início > Noticias > 63716

Uma parceria entre a Fundação Municipal de Formação para o Trabalho (Fundat) e o Instituto Federal de Sergipe (IFS) proporcionou, em julho do ano passado, a oferta de dois cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC): Auxiliar de Cozinha e Agente de Informações Turísticas, ambos com carga horária de 200h/aula. Na tarde desta terça-feira, 10, uma solenidade de formatura realizada no auditório do IFS coroou as 40 alunas que chegaram ao final das turmas.

Os cursos foram demandados pela Fundat por meio do Programa Mulheres Mil, do Governo Federal, que vem promovendo o acesso à educação, emprego e renda através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico (Pronatec). "É uma oportunidade muito boa. Aprimorei meus conhecimentos", afirma a formanda Patrícia da Silva, de 21 anos, concluinte do curso de Agente de Informações Turísticas. "Ajudou para a minha vida pessoal e profissional".

Na mesma turma da jovem Patrícia estava a senhora Deusa Maria, de 62 anos. Viúva desde 2013, a vivência no contexto de aprendizagem foi fundamental para que ela lidasse com a perda. "O curso me tirou de uma depressão. Serviu muito na minha vida", revela Deusa, que pela segunda vez recebeu um certificado de conclusão em curso profissionalizante. "Gostei muito. Para as pessoas que eu conheço, falo do Pronatec e recomendo", garante.

Em cada uma das alunas, os cuidados com a beca, o penteado e a maquiagem davam o tom de importância daquela ocasião. Aos 23 anos, Thairine Almeida já começou a traçar os planos seguintes. "Eu queria aprender coisas novas para me profissionalizar. Vendo cachorro-quente em casa, agora já penso em ampliar", informa Thairine, que fez o curso de Auxiliar de Cozinha e aprendeu temas como manipulação e reaproveitamento de alimentos.

Qualificação constante

Embora já tenha seis anos de execução em Sergipe, somente em 2014 o Programa Mulheres Mil aliou-se ao Pronatec, tendo o IFS como unidade de ensino ofertante dos cursos. Na visão da gestora estadual do programa Mulheres Mil, Nara Vieira, a formatura das 40 alunas foi uma primeira etapa de qualificação na vida delas. "Depois da Formação Inicial e Continuada, podem pensar em um curso técnico ou superior, para que galguem outros degraus", avalia Nara.

A presidente da Fundat, Gláucia Guerra, parabenizou as formandas e valorizou o significado da conquista. "Imagino que muitas também são mães e trabalhadoras. Vocês só chegaram até o final porque tiveram persistência e perseverança", reconhece Gláucia, frisando a necessidade de sequência no aprendizado. "Na Fundat, temos diversos cursos de aperfeiçoamento para agregar ao conhecimento de vocês", recomenda a presidente, lembrando ainda que os egressos dos cursos têm prioridade no recrutamento de currículos da Agência do Trabalhador.