Conselheiros da USF Edézio Vieira de Melo realizam primeira reunião de 2015

Saúde
11/02/2015 16h53
Início > Notícias > Conselheiros da USF Edézio Vieira de Melo realizam primeira reunião de 2015

Na tarde desta quarta-feira, 11, aconteceu a primeira reunião dos conselheiros da Unidade de Saúde da Família Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos. Além dos funcionários da unidade e representantes da comunidade, o assessor especial da Saúde de Aracaju, Adalberto Canuto, e a coordenadora da Ouvidoria, Cláudia Oliveira Pardo, compareceram ao encontro com a função de registrarem as reclamações, os elogios e assuntos relativos à administração e à prestação de serviço do local.

Segundo o presidente do Conselho, Antônio Carlos Ribeiro, as reuniões mensais são imprescindíveis para deliberar mudanças que influenciam diretamente no atendimento e nos serviços prestados dentro da unidade. "Desde 2009 criamos a caixa de reclamação e sugestões intitulada "Alô Conselho", onde anexamos este objeto na parte da recepção da unidade para que os usuários possam expressar suas opiniões. Desde então, abrimos cada reunião do nosso Conselho sempre mostrando as fichas preenchidas pela população e isso vem acarretando num contato direto e registrado quanto às reclamações e elogios", explicou.

De acordo com a secretária do Conselho local, Maria Terezinha Marques Fontes, o foco é mostrar a necessidade da população, contribuindo para que as mudanças aconteçam realmente dentro da unidade. "Como somos moradores da região, até em nossas casas recebemos reclamações dos usuários e isso nos motiva a realizar este trabalho gratuito em prol da comunidade do Siqueira Campos. Nestes casos encaminhamos os pacientes para que os mesmos preencham as fichas do "Alô Conselho" e contribuam, assim, para a qualidade dos trabalhos oferecidos".   

Em sua avaliação, Antônio Carlos Ribeiro julgou que a atual gestão da Saúde de Aracaju vem realizando avanços pontuais no quesito estabilização dos serviços. "Procuramos saber tudo que acontece em nossa unidade, se faltam medicamentos, como está o atendimento e indicamos à gerente da unidade esses possíveis problemas. No mês seguinte discutimos as melhorias conseguidas. Notamos que Luciano Paz vem atuando muito incisivo, resultando no concerto da parte física da unidade e na instalação de ares condicionados e isso é importante frisar. Temos outros apontamentos, mas estamos no caminho certo", disse.

Maria Terezinha Marques Fontes enfatizou que o papel do Conselho é continuar cobrando e prezando pelo melhor serviço. "Todo nosso trabalho é para embasar a administração da Saúde de Aracaju a realizar mudanças promissoras na nossa unidade. Cobramos a execução de pontos enfraquecidos para que sejam recuperados, deixando satisfeito o cidadão que recebe atendimento público no local", enfatizou.

Para a gerente da USF Edézio Vieira de Melo, Ana Carolina de Sá, o Conselho serve de ponte entre o cidadão e a unidade e essa relação precisa sempre ser estimulada com o intuito de contribuir para melhorias dos trabalhos. "Temos uma relação de parceira com os conselheiros, sempre participando de suas ações e resolvendo possíveis reclamações. Enquanto gerente da unidade observo que as críticas são construtivas para o nosso trabalho", pontuou.

Segundo Cláudia Oliveira Pardo, a ideia de criar a caixa coletora "Alô Conselho" foi algo louvável para que se criasse uma base firme entre o Conselho e o cidadão. "Estamos participando desta reunião com o objetivo de solicitar aos conselheiros que os mesmos, após apertura da caixa coletora, nos forneçam os dados colhidos para que possamos tabular os casos também na Ouvidoria da Saúde de Aracaju. Nosso papel enquanto setor é dar voz ao paciente que necessita", frisou a coordenadora da Ouvidoria.