CRAS Equipe Volante: carreta terá estrutura com salas de atendimento e acolhimento

Família e Assistência Social
12/02/2015 13h32
Início > Noticias > 63735

A comunidade da Zona de Expansão não precisará mais se locomover ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Antônio Valença, localizado no bairro Farolândia, para ter acesso aos serviços da rede socioassistencial. A partir de março, a Secretaria Municipal da Família e da Ação Social (Semfas), através da Prefeitura Municipal de Aracaju, disponibilizará uma carreta de 13,5 metros de comprimento com estrutura interna e externa para atender as famílias que vivem distantes da unidade física ou estão dispersas no território.

Para tal, a carreta terá estrutura composta por cinco salas para acolhimento e atendimento (em grupo e individualizado), rampa de acesso para portador de deficiência, copa e banheiro.  O CRAS Equipe Volante atenderá os povoados da Zona de Expansão: Areia Branca (Gameleira, RGA, Zenza, Loteamento Nossa Senhora de Fátima); Mosqueiro (Malvinas, Loteamento São Jorge e Galego, Matapuã, Escuriais e Suissa); e Robalo (Loteamento Recanto das chácaras e povoado São José).

De acordo com a coordenadora de Proteção Social Básica, Meilane Costa, cada equipe volante terá em sua composição dois técnicos de nível superior (assistente social e psicóloga) e dois técnicos de nível médio (educadores sociais). “Eles farão o atendimento, acolhimento e acompanhamento das famílias na estrutura volante que passará a integrar o CRAS Antônio Valença. A agenda de visitas aos povoados será planejada e divulgada com antecedência para garantir o acesso dos usuários”, afirma Meilane, explicando que a carreta ficará parada em um povoado por um tempo determinado, a depender da demanda das comunidades.

Reunião

Com o intuito de mobilizar a população que vive na Zona de Expansão e expor a nova estrutura que referenciará as famílias da localidade, a Semfas fará reuniões com representantes comunitários e comunidade em geral, até o final do mês de fevereiro. “Queremos explicar a todos o benefício que vem a essa comunidade. Já que o povo não pode ir até o CRAS, a Semfas leva os serviços do CRAS à população. Estamos reunindo as pessoas para que eles levem a todos os demais moradores da região o que será essa Equipe Volante”, explica a assessora para assuntos governamentais da Semfas, Josilda Monteiro.   

A primeira reunião aconteceu na Igreja Assembleia de Deus, localizada no Caminho da Orla Pôr do Sol, na tarde da última quarta, 11. Cerca de 40 pessoas conheceram detalhes do novo equipamento que integrará o CRAS Antônio Valença. “Agora não vou mais precisar pegar transporte para ir até o CRAS da Farolândia. Vou poder atualizar meu cadastro aqui mesmo. Vai ser uma maravilha”, comenta a garçonete Maria Cristina dos Santos.

Durante a explanação sobre o projeto, a equipe de Proteção Social Básica explicou que a equipe volante identificará situações de vulnerabilidade e risco social; registrará informações sobre atendimento, encaminhamento e acompanhamento das famílias; realizará atividades que compõem o PAIF (Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família) e atualização cadastral e inclusão no Cadastro Único de Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

O município de Aracaju conta, atualmente, com quinze CRAS em seu território e duas USE (Unidades Socioeducativas). A chegada do CRAS Equipe Volante contribuirá de forma significativa para ampliar e reforçar o atendimento do CRAS Antônio Valença, assim como levar a todos os moradores da capital sergipana os serviços da Política de Assistência Social.