Preocupados em ofertar um calendário de atividades satisfatório à população nos festejos de aniversário de 160 anos de Aracaju, os secretários municipais se reuniram para pontuar o que promoveria mais lazer e interação entre os cidadãos no mês de março. O encontro aconteceu na manhã desta quinta-feira, 12, no gabinete do prefeito no Centro Administrativo Aloísio Campos.
A presidente da Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju), Aglaé Fontes, ressaltou que um ponto importantíssimo será a participação de um teatro que vem de Portugal. Para a ocasião, será firmado um convênio entre a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA) e cidade portuguesa, Fafe – pertencente ao Distrito de Braga. A presidente detalha que o foco das comemorações em alusão ao aniversário de Aracaju, no dia 17 de março de 2015, é fazer cursos e participar de atividades.
Ainda de acordo com Aglaé, serão dois espetáculos do Teatro de Portugal, oficinas de arte e, no Museu Viana de Assis do Centro Cultural, será realizada uma exposição sobre “Aracaju dos meus amores”. Cujo significado é ver como os artistas têm passado seus sentimentos. Além disso, também será coletado material de poetas, pintores e artistas plásticos de um modo geral. “Também haverá apresentações teatrais no Mirante da 13 de Julho e no Parque Augusto Franco”, acrescenta Aglaé.
O Secretário Municipal da Juventude e do Esporte Carlos Eloy ressaltou que unidos à Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), os eventos terão o grau de importância reconhecido, em cada área. Ele observa que, além da vasta programação, haverá a inauguração de um Comitê da Juventude e Esporte do Nordeste no dia 13 de março na Praça do Conjunto Augusto Franco, com a presença do Secretário Nacional de Juventude, Gabriel Medina.
Eloy lembrou que dia 14 de março haverá um passeio ciclístico, que saíra da Praça José Andrade – situada no bairro 18 do Forte – com chegada no Mirante do bairro 13 de Julho e deu destaque à 32ª Corrida Cidade de Aracaju, que acontece tradicionalmente no Aniversário da Cidade e já faz parte do calendário esportivo nacional. “Para este ano a novidade é que a corrida terá três percursos, na mesma prova, 5 km, 10 km e o de 25km”, destaca.
A corrida de 5km, segundo o secretário, será para pessoas especiais, com algum tipo de deficiência em geral e a de 25 km, que é a mais procurada, tem saída na Praça de São Francisco, cidade histórica de São Cristóvão (SE), com chegada na Praça do Conjunto Inácio Barbosa.
“Nosso intuito é trazer o atleta profissional, amador e as famílias, para prática do esporte. As corridas de rua têm sido muito procuradas e a prefeitura tem feito um grande esforço para que seja realizada uma das melhores corridas da história. A expectativa é de que 2000 corredores participem e hoje ela é considerada uma das cinco melhores corridas do país”, avaliou Eloy.
No dia 17 de março a Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (SEMICT) atuará com duas edições da Marinete do Forró. Uma de manhã e outra à tarde, com o itinerário Mirante da 13 de Julho/Orla Pôr do Sol e, à partir das 14hs, haverá apresentações de quadrilhas juninas e um sarau musical a céu aberto, com artistas locais.
Segundo o Secretário da Semict, Walker Carvalho, como a marinete tem um número limitado de vagas (45), a preferência será para alunos do Curso de Turismo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sergipe (IFS), da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e da Faculdade Estácio de Sergipe (FASE), sendo 30 vagas para cada Instituição de ensino e 15 para quem não for estudante.
“Muitos aracajuanos moram aqui, mas não sabem a história da nossa terra. Essa é uma forma deles conhecerem melhor. A Marinete tem um casal de bailarinos, que dançam ao som de Robertinho dos 8 baixos e um guia de turismo que conta aos integrantes do veículo, tudo o que foi marcante em nossa capital. Essas ações que a Semict está realizando, juntamente com outros órgãos da prefeitura, é de extrema importância para a alegria do aracajuano”, descreveu Walker.