Trinta mil preservativos são distribuídos no Carnaval de Aracaju

Saúde
19/02/2015 16h18

Quem foi ao Carnaval em Aracaju pôde brincar em clima de paz, tranquilidade e  receber um alerta sobre a importância de prevenir contra as DST's/ Aids. Nos dias de festa, equipes do Programa Municipal de DST/Aids distribuíram 30 mil preservativos masculinos e femininos. Levando a mensagem  "diversão e proteção", os servidores municipais promoveram uma distribuição itinerante de preservativos, percorrendo os blocos e cortejos como  Rasgadinho, Galo do Augusto Franco, Bloquinho Odonto, Job da Madrugada, Afro Quilombo, Carro Quebrado e Aratu Vermelho.

A coordenadora do Programa Municipal de DST/Aids, Débora Oliveira, enfatiza que o resultado da mobilização foi satisfatório. "Estivemos presentes nas principais festas mostrando que o que não pode rolar durante a folia é o sexo sem camisinha e todos devem curtir sempre com responsabilidade, lembrando que o uso do preservativo é a única forma segura contra as DST/Aids", afirmou.

Débora Oliveira acrescenta que nos próximos dias as equipes darão continuidade ao trabalho preventivo, levando o teste rápido para diagnosticar HIV, Sífilis e Hepatites B e C. "O CTA móvel é um veículo adquirido pela Saúde do Município. Vamos estar com este veículo em bairros e em locais de grande circulação de pessoas, convidando as pessoas a fazerem os testes que hoje devem ser vistos como um cuidado de rotina com a própria saúde e também como uma ferramenta prática e eficaz para identificar suspeitas de doenças sexualmente transmissíveis e assim poder iniciar o tratamento quanto antes", afirmou.

A técnica do programa Marília Uchôa enfatiza que outra preocupação após o carnaval é a divulgação de serviços como o PEP sexual (sigla em inglês de profilaxia pós-exposição sexual). "Neste momento aconselhamos que pessoas que se expuseram a situações de risco como relação sexual desprotegida com uma pessoa desconhecida ou com uma pessoa sabidamente soropositiva, ou mesmo naqueles casos em que preservativo rompeu. O PEP Sexual é um coquetel de medicações que funciona como uma pílula contra o HIV", afirmou explicando que o PEP é disponibilizado no Cemar do bairro  Siqueira Campos no Serviço de Atendimento Especializado (SAE).

Marília Uchôa acrescenta que outro serviço útil é o Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) do Cemar do bairro Siqueira Campos. O CTA é um serviço em que qualquer pessoa pode solicitar os testes rápidos assim como ter acesso a ajuda de uma equipe multidisciplinar de especialistas no diagnóstico e tratamento das DST's.