CTA Itinerante fará teste rápido de HIV em março

Saúde
20/02/2015 17h35

A partir do próximo dia 10, a Saúde de Aracaju, através do Programa Municipal de DST/Aids e Hepatites Virais iniciará a realização de teste rápido do HIV, através do Centro de Testagem e Aconselhamento Itinerante. O objetivo é fazer a identificação dos casos da doença que tenham sido contraídos durante o período de Carnaval.

Segundo a Referência técnica do programa, Marília Uchôa, o período carnavalesco é propício ao descuido. "As pessoas nessa época se expõem muito, se tornam vulneráveis, pelo momento de alegria, pelo excesso do álcool, e acabam de descuidando. Diante disso, estaremos fazendo esse trabalho de testagem rápida, tendo início cerca de um mês depois do Carnaval, quando é possível identificar a presença do vírus no organismo", disse Marília.

A diretora de Vigilância em Saúde, Tereza Cristina Maynard, ressalta esta ação como medida preventiva. "Colocando o procedimento para identificação do HIV, o quanto antes, faz com que se possa minimizar as complicações da doença".

Na próxima segunda-feira, 23, Tereza Cristina estará se reunindo com os técnicos do Programa Municipal de DST/Aids para definir as datas e locais onde o CTA Itinerante estará disponível para a população realizar o teste rápido do HIV. Desde o início da epidemia, Aracaju apresenta 1.700 casos da doença, sendo 1.224 em homens e 476 em mulheres.