Saúde de Aracaju realiza planejamento de novo pólo da Academia da Cidade

Saúde
20/02/2015 17h54

A Coordenação de Promoção à Saude (Cops), que faz parte da Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou na tarde desta sexta-feira, 20, uma reunião com as equipes das Unidades de Saúde Santa Terezinha, Niceu Dantas e João Bezerra. O objetivo foi discutir as ações, as datas  e os locais das atividades que irão acontecer no novo Polo da Academia da Cidade, que será aberto para atender as três unidades.

O encontro, que aconteceu na Unidade Santa Terezinha, localizada no Robalo, reuniu as gerentes, agentes de saúde, enfermeiros e assistentes sociais das três unidades, além da coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antônia d´Ávila, do coordenador do Programa Academia da Cidade, Olavo Cavalcanti, do supervisor José Reis e também da equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf).

A coordenadora de Promoção à Saúde, Maria Antônia d´Ávila, reforçou que é importante a colaboração e a parceria das três unidades para que o Pólo funcione. "A reunião foi essencial para que as equipes trabalhem em conjunto. Hoje saímos daqui com os horários e os locais definidos para a realização das atividades. Foi essencial essa divisão, pois, inicialmente, os horários para as atividades ficarão revezando durante a semana para que cada unidade seja privilegiada", disse.

O coordenador do Programa Academia da Cidade, Olavo Cavalcanti, explicou que esse polo foi um pedido das próprias unidades. "Com a abertura desse pólo, nós estamos realizando uma solicitação que as unidades nos fizeram. Essas comunidades necessitam desses atendimentos e com a reunião de hoje dá pra perceber que cada unidade irá fazer a sua parte para colaborar com as atividades físicas, as palestras e todas as ações que o nosso programa realiza", destacou o coordenador.

Para a gerente da Unidade de Saúde João Bezerra, Juliana Monteiro, foi essencial o encontro para entender melhor como o Programa Academia da Cidade funciona e como serão realizadas as ações de promoção à saúde. "Hoje conheci melhor como são as atividades realizadas. Gostei de saber que, além das atividades físicas, serão realizadas ações educativas como palestras e isso é importante, pois essa ação é uma forma de promover a saúde e prevenir futuras doenças, principalmente para os grupos vulneráveis, como os idosos e as gestantes", afirmou a gerente.

A equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) participou da reunião e representou a Unidade de Saúde Niceu Dantas. A coordenadora do Nasf, Clesimary Evangelista, agradeceu o convite de participar da reunião. "Essa parceira que o Nasf realiza com as unidades e com os Programas facilitam muito nosso trabalho, pois nós temos uma equipe de profissionais, como nutricionistas e fisioterapeutas que podem realizar atividades e palestras junto ao Programa. Gostei muito do convite para fazer parte desse momento tão importante para as unidades", finalizou.