Guarda Municipal: carreira regularizada com efetivação de promoções

Planejamento e Orçamento
23/02/2015 19h50
Início > Notícias > Guarda Municipal: carreira regularizada com efetivação de promoções

Nesta segunda-feira, 23, o secretário municipal do Planejamento, Orçamento e Gestão, Igor Leonardo Albuquerque reuniu-se com o diretor geral da GMA, coronel Enilson Aragão, com a secretária municipal da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, e representantes do sindicato dos Guardas Municipais (Sigma). O objetivo do encontro foi discutir a efetivação da promoção da primeira turma de supervisores da instituição, com o pagamento retroativo das parcelas salariais por atraso das promoções.

A primeira turma de supervisores da GMA – GM4 formou-se em agosto de 2014, após curso de formação de 100 horas/aula estabelecido pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). O grupo passou a ocupar uma das classes da carreira encarregadas pelo planejamento e execuções de ações operacionais. Cabem a eles, também, a orientação e a coordenação das diversas equipes de trabalho. 

De acordo com o coronel Enilson, desde a formatura da turma de GM4, tanto a GMA quanto a Semdec buscavam junto à prefeitura a efetivação da promoção e o pagamento do valor referente à mudança de classe na carreira, bem como dos valores atrasados. “A Semdec encaminhou ao prefeito João Alves Filho um pleito referente às promoções preteridas na gestão anterior. O chefe do executivo atendeu à solicitação e enviou para a Procuradoria Geral do Município para análise, que emitiu um parecer favorável”, explicou.

“Mesmo com toda dificuldade financeira apresentada no cenário atual pela Administração, o Chefe do Executivo determinou ao secretário do Planejamento que ultimasse todas as providências que tivessem ao alcance do município para efetivação dos atos promocionais e pagamento das parcelas que fizessem jus. Nós que fazemos a GMA estamos contentes de garantir aos nossos servidores todos os seus direitos”, concluiu o coronel.

Conforme explicou o secretário Igor Albuquerque, os valores a serem pagos são referentes aos períodos entre os anos de 2007 a 2008, 2010 a 2011 e 2013 a 2014. “Conseguiu-se apurar que esses servidores têm direito a promoções que não haviam sido feitas no prazo correto pela prefeitura de Aracaju. Diante disso, estamos agora corrigindo esse equívoco do passado e pagando à categoria o que lhe é devido. Temos envolvidos recursos da ordem de mais de R$ 1.300.000,00 (um milhão e trezentos mil reais) que serão pagos em duas parcelas: em julho de 2015 e fevereiro de 2016. Também asseguramos que a partir da folha de fevereiro de 2015 os guardas já receberão normalmente a sua promoção. A prefeitura entende, assim, que cumpre o seu papel de sanar uma injustiça e resgatar a dignidade desses funcionários tão valorosos e que prestam um serviço tão importante à nossa população”, afirmou o secretário.

Georlize Teles lembrou a todos os avanços conquistados pela GMA nos últimos anos, que garantiram maior visibilidade à instituição e também conquistaram a confiança da população aracajuana. “Nesta gestão conseguimos avançar em muitas coisas que eram demandas justas dos servidores da GMA. Com esse reconhecimento da prefeitura ganham todos os servidores, em especial os guardas que tem garantido o seu direito ao realinhamento, e ganha também a população de Aracaju por ter guardiões dedicados e valorizados”, enfatizou.

Representante dos servidores, o presidente do Sigma, Ricardo Pereira, elogiou o empenho com que o comando da GMA e os secretários trabalharam para assegurar o direito dos GMs. “Temos uma relação muito boa com todos aqui, o que é louvável. Ficamos felizes pelos avanços, não só nesse ponto, mas em várias outras conquistas. Sei que temos demandas, mas a garantia dada hoje é um avanço muito grande. Percebi que houve empenho para resolver a situação e estou satisfeito pela conclusão dessa questão”, disse.