A Prefeitura Municipal de Aracaju, por meio da Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), realiza desde o início desta semana, no canal da Av. Ministro Geraldo Barreto Sobral, uma limpeza minuciosa com o intuito de remover os resíduos acumulados em toda a sua extensão, que passa em frente a um shopping, colégios e hospitais.
A Emsurb já vem trabalhando no local estabelecido para a limpeza desde a segunda-feira, dia 23 de fevereiro. Uma estrutura foi montada no interior do canal, com o objetivo de represar a água que corre por ali. Segundo o coordenador de resíduos sólidos da Emsurb, Reinaldo de Souza, essa limpeza tem o objetivo de barrar as águas para fazer a remoção de areia e dos resíduos que entopem o canal.
"Esse tipo de limpeza só acontece uma vez ao ano, além de ser muito mais completa do que a limpeza manual, também utiliza de uma técnica diferente, que consiste em barrar toda a água que carrega os resíduos sólidos e retirando-os com uma máquina, dando assim, mais fluidez para o canal", conta o coordenador de Resíduos Sólidos, Reinaldo de Souza.
Pessoas que trabalham nas localidades, ou que passam pelo local frequentemente, aprovaram a ação da Prefeitura. É o caso de Blanda Vieira, que trabalha em frente ao canal. "Eu acho muito importante essa limpeza, pois previne doenças e garante uma melhor qualidade de vida para quem trabalha ou mora nas redondezas", conta Blanda.
Almir Vieira, que esperava em seu carro pela filha que estava na escola, também comentou sobre a limpeza que esta sendo feita no canal. "É muito bom que haja esse tipo de ação, pois previne alagamentos, principalmente nessa época chuvosa em que estamos. Não é só obrigação da Prefeitura, mas também de toda a população, que deve para de jogar lixo no canal", conta Almir.
A ação da Emsurb deve seguir durante todo o mês de março, porém não existe data prevista para o seu término, pois sua realização depende da maré do rio. Segundo Reinaldo de Souza, a diferença desta limpeza para a manual é a eficácia e a periodicidade. No caso da limpeza manual, os trabalhadores da Emsurb coletam apenas os objetos maiores, e é feita com uma periodicidade de 90 dias em diversos locais da capital.