Representantes da PMA se reúnem para discutir implantação do Projeto Acolhe Aracaju

Defesa Social e Cidadania
03/03/2015 16h25

Representantes da Secretaria Municipal da Defesa Social e da Cidadania (Semdec) se reuniram, no início dessa semana, para discutir com as secretarias envolvidas o encaminhamento do Projeto “Acolhe Aracaju”.


O projeto prevê o atendimento aos usuários de Crack e outras drogas, que estão em situação de rua, prevendo a oferta de moradia, cursos profissionalizantes e oficinas, de acordo com as atividades e necessidades apontadas pelos próprios usuários.


Sendo uma oferta da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas - SENAD, o projeto ainda faz parte das ações do Programa “Crack, é Possível Vencer”, que em Aracaju, tem a Semdec como Ponto Focal, sendo desenvolvido em parceria com os demais órgãos integrantes do Comitê Gestor do Programa no Município.


Poder municipal


Uma pesquisa da Fundação Oswaldo Cruz - FIOCRUZ em 2013, realizada com 30 mil pessoas, em 26 capitais, revelou que 40% dos usuários estão em situação de rua, 60% são solteiros, e geralmente sem vínculo familiar; com média de 28 anos, dos quais metade já esteve preso. Entre as mulheres, metade tem filhos ou se prostitui. Ao todo, 0,8% das pessoas das capitais brasileiras são usuárias regulares de crack.


A administração pública municipal tem tomado uma série de medidas para prevenção do uso e atendimento aos usuários de Crack e outras drogas, possibilitando a inserção social e melhoria na condição de vida destes.


De acordo com a responsável pelo acompanhamento do projeto, Laudiane Cláudia, a ação irá levar à população uma série de benefícios. “O projeto irá ofertar moradia, saúde, alimentação e profissionalização a pessoas em situação de rua que fazem uso problemático de drogas, sendo muito importante para o fortalecimento do desenvolvimento das ações intersetoriais que a PMA, reunindo os serviços já existentes e outros que serão implantados para possibilitar a reinserção social destas pessoas”, explica.


Envolvidos


Além da SEMDEC o projeto terá a envolvimento da Secretaria Municipal de Saúde; Fundação Municipal para o Trabalho (Fundat); Guarda Municipal e da Secretaria Municipal da Indústria, Comércio e Turismo (Semict) estiveram reunidos para discutir o encaminhamento do Projeto "Acolhe Aracaju".