A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) comemora o Dia Internacional da Mulher em mais uma edição do Programa Pró-Mulher...Pró-Família, que acontece no próximo domingo, 8 de março, a partir das 6 horas, na Escola Santa Rita de Cássia, localizada no bairro América. Na ocasião, moradoras da localidade e adjacências poderão fazer, de forma gratuita, exames preventivos de câncer de colo do útero, testes rápidos de HIV e de glicemia, aferição da pressão arterial, testes oftalmológicos e outros.
Com o apoio da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o Pró-Mulher, que está em sua sexta edição, já passou pelos bairros Soledade, Bugio, Santa Maria, Santos Dumont e Porto D'Anta. O programa tem como intuito levar à população a prevenção do câncer de colo uterino. Desde sua primeira edição, já foram diagnosticados 25 casos de câncer de colo. Para realizar os exames, é necessário que as mulheres levem a carteira do Sistema Único de Saúde (SUS), RG e CPF.
A Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita, destaca que todas as mulheres de Aracaju estão convidadas para essa edição comemorativa. "Estamos fazendo um ano do programa no município de Aracaju, levando a prevenção do câncer de colo para a população. No bairro América, nós atenderemos não só as moradoras, mas também outras mulheres, moradoras de outros bairros, que compareçam no domingo e queiram fazer os exames", ressalta a Secretária.
Pró Mulher... Pró Família
Idealizado pela senadora Maria do Carmo Alves, o Pró-Mulher já salvou a vida de milhares de mulheres, diagnosticando precocemente o câncer de colo de útero e oferecendo o tratamento necessário. Considerado um problema de saúde pública, esse tipo de câncer foi responsável pelo óbito de 265 mil mulheres no mundo em 2012. O Instituto Nacional do Câncer (INCA) estima que, em 2014 e 2015, sejam diagnosticados 15.590 mil novos casos de câncer de colo de útero no Brasil.
Além da realização de exames, o Pró Mulher... Pró Família também leva informação à população, por meio de palestras sobre saúde da mulher, formas de prevenção de doenças e cuidados com o corpo. O atendimento obedece à ordem de senhas que são distribuídas momentos antes. A depender dos resultados dos exames, as mulheres podem ser encaminhadas para o acompanhamento na Unidade de Saúde da Família Dona Sinhazinha.