Moradoras do conjunto Augusto Franco que faziam compras em um dos super mercados do bairro Farolândia foram surpreendidas na sexta-feira, 6, com ações promovidas pela Saúde de Aracaju. Em estandes montados foram ofertadas vacinas contra hepatites e tétano, aferições de pressão e testes de glicemia usados para busca de diabetes. As atividades em comemoração ao Dia da Mulher foram planejadas por equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Franco e contou com a colaboração de estudantes dos cursos de farmácia e medicina da UFS e Unit.
A cozinheira Maria da Conceição Nascimento aproveitou para desfrutar dos diversos cuidados em saúde. "Eu trabalho manipulando objetos de cozinha que são cortantes, por isso fiz questão de receber a vacina contra o tétano", disse afirmando que a ação foi uma excelente iniciativa planejada pela Saúde do Município.
Com a aglomeração de pessoas em volta dos serviços, homens e crianças também foram convidados a participar da atividade. O policial militar José Adelson fez a aferição da pressão e o teste de glicemia. "Saber como anda nossa saúde é importante, esses pequenos cuidados servem para já sabermos o que devemos ficar mais atentos", afirmou.
A enfermeira da USF Augusto Franco Raquel Tavares explica que também foi possível esclarecer e divulgar para as pessoas quais os serviços disponibilizados pela unidade de saúde. "Foi uma manhã proveitosa. Muitas mulheres não sabiam, por exemplo, que também distribuímos gratuitamente anticoncepcionais na Unidade de Saúde. Temos exames de lâmina, orientamos sobre diversos cuidados próprios com a saúde da mulher a exemplo o autoexame da mama que serve para o diagnóstico do câncer de mama", afirmou.
A Unidade do Conjunto Augusto Franco é um dos nove serviços básicos do município que também oferta atendimento para usuários do SUS no horário estendido - das 17h às 20h. Para o atendimento noturno não é necessário o agendamento prévio, as equipes permanecem à disposição para solucionar casos de menor complexidade como tratamento para viroses, curativos, dores de ouvido, febre ou avaliações clínicas.
A professora Francilene Amaral da Silva, do departamento de farmácia da UFS, destaca que durante o evento também foram feitos esclarecimentos sobre fototerapia e os benefícios do uso de plantas medicinais. "Temos uma parceria com a Unidade de Saúde em um projeto. Ao mercado trouxemos chá de plantas consideradas seguras como a camomila que é calmante, erva cidreira, boldo, que é digestivo, são plantas consagradas no seu uso benigno", afirmou.
Estudantes envolvidos relatam que se sentiram bem em poder interagir com a comunidade. A acadêmica de medicina, Raissa da Nóbrega, afirma que ações assim ajudam a criar um vinculo com a comunidade. "Hoje tivemos uma vivencia prática da medicina, foi uma atividade social que também serviu para percebermos a importância do nosso papel dentro da nossa sociedade enquanto futuros profissionais de saúde", explicou.
Confira abaixo a programação desenvolvida, até o final de março, para as aracajuanas:
Dia 07: Mutirão de saúde para as mulheres na USF Augusto César Leite, às 7h, para moradoras do bairro Santa Tereza.
Dia 08: Programa Pró-mulher (coleta de lâminas, exame das mamas, testes rápidos HIV, palestras), no Colégio Santa Rita de Cássia (perto da Igreja dos Capuchinos), para mulheres do bairro América.
Dia 12: Palestra sobre violência contra a mulher, às 14h, na USF Edézio Vieira, destinada às beneficiárias do Bolsa Família, atendidas na unidade.
Dia 20: VI Seminário Saúde da Mulher com o tema: "sexualidade e DST na mulher madura", às 14h, especialmente para as usuárias atendidas nas Unidades de Saúde da Família de Aracaju e demais interessados.
26: Palestra sobre violência contra a mulher, às 14h, na USF Hugo Gurgel, para beneficiárias do Bolsa Família da unidade.
Dia 28: "Ação Global Equipe 015", das 8h às 15h, para cidadãs da USF Joaldo Barbosa.