Anjos Azuis iniciam oficinas de conscientização de estudantes de 2015

Guarda Municipal
06/03/2015 18h14

O projeto Anjos Azuis na Escola da Guarda Municipal de Aracaju (GMA) iniciou os trabalhos de conscientização e prevenção junto aos estudantes da rede municipal de ensino. O grupo de guardas (GMs) já realizaram as intervenções no EMEF José Conrado de Araújo e no EMEF Elias Montalvão, na quinta, dia 5, e nesta sexta, dia 6, respectivamente. Este ano o projeto começa com novidade: os GMs desenvolverão as atividades por todo ano letivo, com o objetivo de alcançar resultados no trabalho de fomento da cultura de paz e de redução da violência e uso de drogas.

As intervenções serão feitas através das seis oficinas que compõem o Anjos Azuis na Escola: Meio Ambiente, Preservação do Patrimônio Público, Jogos e Esportes, Saúde e Prevenção, Mobilidade Urbana e Violência, Álcool e Drogas. Nos dois colégios, quatro turmas participarão a cada 15 dias das oficinas, realizadas ao longo dos dois semestres.

Segundo a GM Pâmela Shardosim, o projeto atenderá também as solicitações de outras unidades escolares. "Agora em 2015, já estamos com a agenda completa de intervenções. A nossa proposta é atuar em parceria com a escola na conscientização dos estudantes. Queremos mensurar o impacto das nossas oficinas no comportamento dos alunos ao longo do ano. Por conta disso, firmamos esta parceria com o José Conrado de Araújo e no EMEF Elias Montalvão", detalhou.

Primeiras ações

Para começar o calendário, os Anjos Azuis na Escola ministraram as oficinas de Meio Ambiente e Preservação de Patrimônio Público. De acordo com a GM Eliene da Silva, uma das metas da da primeira oficina é cultivar com os alunos dos dois colégios uma horta escolar. "Queremos passar para os estudantes a importância de preservar o meio ambiente e, ao mesmo tempo, mostrar como se alimentar melhor. A nossa proposta é trabalhar toda a teoria envolvendo a alimentação e o cuidado ecológico de uma horta, para daí partirmos para a prática e fazer com eles uma horta vertical, no caso do EMEF José Conrado, com garrafas pet, baldes, entre outros materiais", contou.

A oficina de Preservação de Patrimônio Público ficou a cargo dos GMs Dourival Nascimento e Aldemir Barros. A proposta é conscientizar os alunos sobre a necessidade de zelar pela estrutura da escola. "O intuito é incutir na sala de aula a cultura de que todo o patrimônio público é fruto dos impostos que nós pagamos e que danificar a escola é colocar o próprio dinheiro fora. Muitas vezes essas informações passam despercebidas, pelo fato de serem bastante jovens", afirmou o GM Aldemir.

Expectativas

O estudante Marcos Alves, 11 anos, do 6º ano do EMEF José Conrado, aprovou já o primeiro encontro com os Anjos Azuis. "Foi muito boa a palestra sobre o meio ambiente. Aprendi coisas novas sobre os alimentos, principalmente sobre as frutas. Estou ansioso para fazer a horta, será a primeira vez que farei isso", revelou. Já Kauã Silva, 11 anos, também do 6º da mesma escola, disse de cor e salteado a lição aprendida: "cuidar do patrimônio é importante, porque sai do nosso bolso e tudo é nosso".

A coordenadora do José Conrado, Simone Franca, aprovou a contribuição doa Anjos Azuis na Escola para a formação da criançada. "Essa é uma parceria da qual precisamos realmente e nós nos sentimos bastante honrado em contar com ela. Esperamos alcançar nossos objetivos, sobretudo na questão da disciplina, de valores de cidadania que as crianças realmente precisam", concluiu.