Ciclista Breno Morais, bolsista da PMA, vence competição no Uruguai

Juventude e Esporte
06/03/2015 19h06

O ciclista Breno Moraes já começou 2015 com muitos motivos para comemorar. O esportista, que é beneficiário do Aracaju Bolsa Atleta, programa desenvolvido pela Secretaria de Juventude e Esporte (Sejesp), já havia garantido vaga na seleção brasileira de ciclismo e agora levou ouro na terceira etapa da 36ª Volta Ciclista da Juventude, realizada no Uruguai, entre os dias 24 e 28 de fevereiro. Aos 17 anos, Breno é da categoria Júnior e garantiu o melhor desempenho no Prêmio de Montanha.

Participando pela terceira vez do evento, onde ganhou em 2014 o prêmio de Sprint, o atleta foi convocado para a seleção brasileira em janeiro, numa prova que envolveu outros 80 competidores. "Foi complicado porque eu caí numa velocidade de 52 Km/h na última das quatro etapas seletivas. Não consegui terminar a prova e passei alguns dias para me recuperar, mas, no fim, recebi a notícia que, mesmo com o incidente, havia ficado entre os seis escolhidos para representar o país no Uruguai", conta.

Ao chegar lá, o ciclista sergipano não decepcionou. Além da vitória em sua categoria, ajudou o Brasil a conquistar outros títulos: Campeão geral por equipe, prêmio de sprint e vice-campeão individual. "O nível da competição estava difícil, foi uma prova muito dura, mas nós fomos com o intuito de sermos campeões e conseguimos. O clima estava bastante quente, não tivemos muito tempo para treinar, porém, nada disso impediu que nós trouxéssemos esse título para casa", confidencia Breno.

Beneficiário do programa há três anos, Breno ressalta o papel do Aracaju Bolsa Atleta na sua trajetória como esportista. "Essa bolsa vem me apoiando e com ela eu tive grandes oportunidades, desde participar de competições cada vez maiores e mais importantes, até a trocar peças da minha bicicleta, que são bastante caras", diz o ciclista. Mesmo com uma recente vitória no currículo, ele não quer saber de parar. Sua próxima competição é no dia 17 de março, em uma prova que ocorre em Aracaju e que pontua para o ranking nacional.

Para Jairo Vieira, presidente da Federação Sergipana de Ciclismo (FSC), o atleta é um exemplo a ser seguido. "Breno é um orgulho muito grande e é uma inspiração para outros esportistas que estão chegando e começando agora. Nós esperamos que esses novos talentos possam se inspirar também e se esforcem para chegar cada vez mais longe representando nosso estado e quem sabe até o país", comenta.