PMA realiza homenagem às mulheres

Planejamento e Orçamento
06/03/2015 18h29

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, comemorado neste domingo, 8, a Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria do Planejamento, Orçamento e Gestão realizou uma manhã especial nesta sexta-feira, 6. A festividade foi aberta com a palavra do secretário Igor Leonardo Moraes Albuquerque (Seplog), que levou a todas o abraço do prefeito João Alves Filho e do vice-prefeito José Carlos Machado e o reconhecimento da Administração Municipal a todas as servidores da Prefeitura de Aracaju, representadas pelas colaboradoras do Centro Administrativo.

"Um feliz Dia Internacional da Mulher, é o que desejamos a todas as servidoras da PMA, mulheres guerreiras, mães, filhas, esposas e avós. Mulheres que fazem parte do sucesso que essa administração tem tido e que vai continuar tendo", ressaltou Igor Albuquerque.

Responsável pela execução da comemoração especial, a coordenadora geral de Gestão de Pessoal, Lygia Prudente, disse que, por meio deste tipo de atividade, a Coordenadoria cumpre seu papel de tentar sensibilizar todos os servidores, de que devemos valorizar cada ação, no sentido de humanizar o convívio diário tão tenso por conta das atribuições que todos têm, com a maior responsabilidade na execução. "Este é um propósito da própria Seplog, que não deixe passar momentos como esse, comercialmente estipulado, mas que, inegavelmente, precisamos valorizar essas mulheres que são guerreiras, mães carinhosas, sonhadoras e românticas e, acima de tudo, comprometidas com as missões que assumem. Então, o papel da mulher é preponderantemente no desenvolvimento do trabalho na Prefeitura de Aracaju", disse Lygia.

A idéia da homenagem foi enaltecer o papel e o valor da mulher na sociedade. Para completar houve apresentação do Coral dos Servidores, que emocionou a todos os presentes com canções como Fico Assim Sem você, que ficou famosa na voz de Claudinho e Bochecha, Mulher Brasileira, de Benito de Paula, e É Por você que eu Canto, de Leandro e Leonardo. Durante a apresentação as servidoras receberam flores, bombons e mensagem.

As grandes homenageadas do dia foram presenteadas com mensagens, flores e chocolates. A servidora municipal Arlete Jane considerou a homenagem surpreendente. "A atual administração, diferente das anteriores, pensa no servidor e na importância da interação. De parabéns o prefeito João Alves Filho, o secretário Igor Albuquerque e a coordenadora de Gestão de Pessoal Lygia Prudente.

História - No dia 8 de março de 1857, operárias de uma fábrica de tecidos, na cidade norte-americana de Nova York, fizeram uma grande greve. Ocuparam a fábrica e começaram a reivindicar melhores condições de trabalho, tais como, redução na carga diária de trabalho para dez horas (as fábricas exigiam 16 horas de trabalho diário), equiparação de salários com os homens (as mulheres chegavam a receber até um terço do salário de um homem, para executar o mesmo tipo de trabalho) e tratamento digno dentro do ambiente de trabalho.
             
A manifestação foi reprimida com total violência. As mulheres foram trancadas dentro da fábrica, que foi incendiada. Aproximadamente 130 tecelãs morreram carbonizadas, num ato totalmente desumano.
             
Porém, há 100 anos, em 1910, durante uma conferência na Dinamarca, ficou decidido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem às mulheres que morreram na fábrica em 1857. Mas somente no ano de 1975, através de um decreto, a data foi oficializada pela Organização das Nações Unidas (ONU).
             
Pode-se dizer que o dia 24 de fevereiro de 1932 foi um marco na história da mulher brasileira. Nesta data foi instituído o voto feminino. As mulheres conquistavam, depois de muitos anos de reivindicações e discussões, o direito de votar e serem eleitas para cargos no Executivo e Legislativo.