Sema amplia auxílio a comunidade contratando novos ex-apenados

Meio Ambiente
09/03/2015 15h10
Início > Notícias > Sema amplia auxílio a comunidade contratando novos ex-apenados

No começo deste ano, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) assinou um contrato com a Empresa Conselho da Comunidade na Execução Penal de Sergipe (CCEP) para prestação de serviço de mão obra de apenados em apoio ao Programa do Governo Federal ‘Começar de Novo'. Nesta manhã, 09, o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, se reuniu com a equipe de Controle Ambiental da Sema (DCA), o Departamento Financeiro da secretaria (DAF) e o presidente do Conselho da Comunidade da Execução Penal (CCEP), José Raimundo de Souza, para tratar da nova contratação de apenados para prestarem serviços de manutenção do horto e das ruas da grande Aracaju.

O presidente do CCEP, José Raimundo de Souza, salienta a importância dos ex-apenados prestarem serviços a Sema. "Nós estamos trabalhando, buscando meios de reinserir os ex-apenados no mercado de trabalho. A ressocialização é o único meio pelo qual eles adentram de novo no meio social. Como temos hoje um grande contingente de ex-presidiários na condicional e prisão domiciliar, é necessário que façamos esse trabalho, pois sem isso eles não possuem condições de sobrevivência, não tem rendimento, eles não conseguem viver sem nada. Essa é uma peregrinação que nós, há algum tempo, já estamos fazendo. Na Sema já temos sete ex-presidiários trabalhando e estão satisfazendo as  necessidades. Estamos buscando meios de reinserir mais pessoas no trabalho aqui dentro da prefeitura, através da Sema, no Orto também, acreditamos que isso vai dar muito certo," afirma o presidente.

Para o secretário Municipal do Meio Ambiente, Eduardo Matos, é importante mais uma contratação para a reintegração social dos ex-apenados. "A Prefeitura de Aracaju, através da Sema, está inovando ao contratar os ex-apenados, juntos estamos contribuindo para a diminuição da reincidência da criminalidade.  Como a Sema está responsável pela limpeza pública da capital, estaremos contratando quatro pessoas para ficarem encarregadas da manutenção do horto e 16 pessoas na limpeza da cidade. É importante essa reintegração social, pois eles terão uma melhor condição de vida, decorrente do fruto de um trabalho digno e honrado," declara o secretário.