Aracaju moderniza aquisição de uniformes dos Agentes de Saúde de Endemias

Saúde
11/03/2015 17h02
Início > Notícias > Aracaju moderniza aquisição de uniformes dos Agentes de Saúde de Endemias

A Saúde de Aracaju deu início ao processo para recebimento dos uniformes dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias. Em cumprimento a Lei n.º 4.482/2013, Portaria n.º 002/2014 e Portaria n.º 009/2015, os agentes devem comparecer à sede da Secretaria Municipal de Saúde para assinatura do termo de responsabilidade.  Após este momento, os profissionais terão sete dias, para se apresentarem na empresa vencedora da licitação, para que sejam tiradas as medidas, e deverão retornar no prazo de 30 dias para retirada do uniforme mediante o pagamento.

O kit do fardamento será composto por: dois bonés, quatro camisas, três calças, um par de botinas para Agente Comunitário, um par de tênis para Agente de Endemias e uma bolsa de trabalho.  O valor será incluído no próximo salário do agente, que fará o saque, e posteriormente o pagamento na própria empresa, na hora de pegar o uniforme. A coordenadora do Programa Municipal de Combate a Dengue, Taíse Cavalcante informa que é a primeira vez que a confecção dos uniformes acontece desta forma. “Antes, os uniformes eram comprados pela Secretaria e entregues aos agentes. Agora, eles participaram ativamente da escolha do fardamento, e isso é de extrema importância, já que são eles os principais interessados", afirma.

Segundo a coordenadora da Rede de Atenção Primária (REAP) da Saúde de Aracaju, Aline Araujo da Silva, a análise dos produtos para que se chegasse a escolha final contou com a participação de todos os envolvidos, principalmente os agentes. “A saúde de Aracaju atendeu o anseio da categoria. Fizemos uma banca para analisar as empresas e seus produtos. Todo o processo contou com representantes dos agentes. Juntos  avaliamos tecidos, produtos, tipo de costura. Tudo que possa trazer conforto e represente comodidade para os agentes, uma vez que serão eles a usarem as fardas”, explica.

A agente de Endemias, Fabiana Oliveira fez questão de se apresentar logo na sede da Secretaria e assinar o termo. Para Fabiana, a entrega dos novos uniformes representa um benefício significativo. “Há cinco anos vínhamos reivindicando a melhora no processo de compras. Queríamos mais qualidade na uniformização e também poder escolher o tamanho, as peças. Essas roupas ajudam que os moradores nos identifiquem, facilitando o nosso trabalho diário nas ruas”.

O Agente e supervisor do Combate à Dengue no bairro Ponto Novo, Ricardo Melo Cruz, conta que o novo fardamento significa uma proteção a mais para os próprios Agentes. “Sem dúvida vai ajudar as equipes a fazerem o trabalho ainda mais eficaz. A uniformização é uma proteção importante para o próprio trabalhador, para que seja reconhecido e respeitado pela comunidade como um agente público que está desenvolvendo ações em benefício da própria comunidade”, pontua.