Saúde de Aracaju intensifica o combate ao Calazar

Saúde
11/03/2015 16h02
Início > Notícias > Saúde de Aracaju intensifica o combate ao Calazar

A Secretaria de Saúde de Aracaju, através do Programa de Controle da Leishmaniose (calazar, como é popularmente conhecida) tem intensificado as ações de investigação, combate e prevenção nas áreas de risco. Esta semana as ações se concentram no bairro Santa Maria, no conjunto Padre Pedro, Zona Sul de Aracaju e no bairro José Conrado de Araújo, Zona Oeste da capital, pois foram identificados casos da doença, em humanos, nos dois bairros.

Segundo o supervisor do Programa de Controle da Leishmaniose, Wilson Oliveira, o processo de combate acontece nos dois bairros, mas em etapas diferentes. "Esta semana, no bairro Santa Maria, estamos fazendo o controle químico, ou seja, aplicação de inseticida. Já no bairro José Conrado de Araújo, acontece a coleta de sangue dos animais, para que depois seja feita a aplicação do repelente, que é direcionada especificamente para os locais onde foram identificados casos da doença", ressaltou.

A Leishmaniose é uma doença que atinge tanto os seres humanos, quanto os animais e é transmitida pelo mosquito Flebótomo. Nos seres humanos os sintomas são febre por cerca de duas semanas, com intervalos; falta de apetite, emagrecimento, indisposição e crescimento do abdômen. Já nos animais, pode ser identificada pelas feridas nas extremidades, lacrimejamento, mau cheiro, unhas grandes e crescimento do abdômen.

O supervisor orienta ainda para que as pessoas que apresentarem qualquer um desses sintomas procurem o mais breve possível a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. "A confirmação real da doença só é constatada através do exame de sangue, então, é extremamente importante que o cidadão procure a unidade para que o médico possa solicitar o exame e, se identificada a presença da enfermidade, fazer os procedimentos para tratamento em tempo hábil", ressaltou Wilson.