José Carlos Machado visita creche no bairro América

Educação
11/03/2015 15h11
Início > Notícias > José Carlos Machado visita creche no bairro América

Consciente da importância da qualidade da Educação, o prefeito em exercício José Carlos Machado visitou na manhã de hoje, 11, juntamente com a secretária da Educação, Márcia Valéria, a Escola de Ensino Infantil Dr. Fernando Guedes no bairro América. No prédio funcionam atividades dirigidas às crianças com idade entre um e três anos e um berçário. A escola oferece conforto e atenção aos pequenos alunos e suas mães, que trabalham foram de casa e encontra na creche Municipal um local seguro para deixar seus filhos.

De acordo com o prefeito em exercício, as visitas são imprescindíveis para que o gestor acompanhe de perto todas as necessidades das escolas e para que o Sistema Educacional Público funcione em plenitude, de acordo com as diretrizes estipuladas pelo prefeito Joao Alves Filho.

"Tenho por meta conhecer todos os espaços administrados pela Prefeitura. Combinei com a secretária da Educação para, ao menos uma vez por semana, programarmos uma visita a uma creche e uma escola, para que possamos ajudar naquilo que for necessário. Nesse prédio que estamos visitando tem instalações dignas onde se percebe, pela administração da diretoria da creche, empolgação e pessoas vocacionadas para cuidar de crianças. Pois, para exercer o papel de educação, não basta ter experiência, tem que ter vocação", disse José Carlos Machado, destacando que já está ciente dos pontos que precisam ser melhorados na escola e que pedirá agilidade no atendimento a demanda.

José Carlos Machado visitou todas as instalações da Escola Dr. Fernando Guedes acompanhando as atividades das crianças em sala de aula e como estava a higiene do local e a organização. "Sempre defendi que as mães que trabalham fora de casa, e que muitas vezes pagam metade do seu salário para uma cuidadora, tivessem um local onde deixar seus filhos com profissionais qualificados e um ambiente apo para receber essas crianças".

A secretária Márcia Valéria explicou ao prefeito o funcionamento da creche e os Programas Municipais que são desenvolvidos pela Secretaria, como o Gestão a Vista, onde os diretores de cada unidade educacional coloca no mural da escola as ações desenvolvidas permanentemente e ações concretas, além do calendário escolar, o cronograma e os recursos que estão sendo aplicados na escola.

Márcia Valéria também esclareceu que as visitas as escolas são surpresa, para que o gestor possa, de fato, perceber o que está acontecendo nas unidades de ensino.

"Precisamos saber se as escolas estão sendo bem cuidadas, se as crianças são bem acompanhadas pelos professores, se a alimentação é adequada e se os diretores estão desenvolvendo as diretrizes. Caso encontremos algum problema na unidade, teremos a condição de resolvermos de forma mais imediata e, caso seja algo que exija um tempo maior para ser equacionado, teremos uma resposta à comunidade escolar com mais propriedade. Por isso, essas visitas são fundamentais e continuarão acontecendo em todas as unidades. Estou muito feliz de ter o prefeito e o vice-prefeito ao nosso lado", ressaltou a secretária.

A diretora da escola Dr. Fernando Guedes avaliou a visita dos gestores municipais como extremamente positiva. "A visita é muito importante para averiguar o funcionamento da escola. Nossa creche, que atende atualmente 108 crianças, está sendo considerada modelo, pois temos uma equipe com profissionais altamente qualificados, para atender as crianças que muitas vezes não tem os pais não presentes durante todo o dia, por isso oferecemos esse suporte. Estou satisfeita em perceber a preocupação do prefeito e da secretária com as unidades escolar e fico muito feliz com a visita", garantiu.