"Dá vontade de ligar pro prefeito pra agradecer", brinca a dona de casa, Mônica Secundo. Residente do bairro Suíssa há 29 anos, ela comemora a construção da Unidade de Saúde da Família Amélia Leite. "Fiquei contente com a obra, pois vai facilitar o acesso aos serviços de Saúde para todos nós. Além disso, antes aí era um local que abrigava pessoas desconhecidas, mas agora vai ser um local de grande importância", comemora Mônica.
A obra, de grande impacto social, tem o objetivo de ampliar a medicina preventiva e a atenção primária à população. A dedicação da atual gestão da Prefeitura de Aracaju em melhorar e ampliar a rede municipal de atendimentos de saúde tem a aprovação da população. "A construção desta unidade de saúde só traz benefícios à população que vai poder usufruir de um centro de atendimento novo e bem equipado", comenta o motorista Marcelo Bruno.
O novo prédio terá uma área construída de aproximadamente 440 m² dividida em sete consultórios, farmácia, consultório odontológico, acolhimento, salas específicas para vacinação, esterilização, curativo, aerossol, compartimentos administrativos, almoxarifado, sala de reunião, de espera, recepção e oito banheiros. A parte externa terá estacionamento, jardim e áreas verdes. O espaço contará com acessos adequados para pessoas portadoras de deficiência, incluindo banheiros.
A construção segue em ritmo acelerado. Todo o serviço de fundação foi concluído e agora segue com a obra de alvenaria em andamento. Orçada em mais de R$ 660 mil, a edificação vem sendo realizada em parceria entre a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) e Empresa Municipal de Obra e Urbanização (Emurb).
A Unidade de Saúde está sendo construída onde já funcionou a antiga lavanderia do bairro Suíssa. Desativada, a lavanderia era um prédio abandonado e seu estado preocupava bastante os moradores daquela localidade. "O prédio estava abandonado e muitos já faziam o espaço de lixeira. Com a obra esses riscos somem e dá lugar ao atendimento da saúde das pessoas. O que é muito melhor", comenta a professora de educação física Mônica Maria Fontes.
Outras Unidades de Saúde
Além desta obra, a Prefeitura realiza construção em outra unidade de saúde no Bugio, Ponto Novo e Santa Maria. Fruto de convênios entre a PMA e o Governo Federal, todas as Unidades de Saúde da Família estão sendo construídas de acordo com a legislação sanitária e atende às normas contratuais fixadas pelo Ministério da Saúde.