Saúde de Aracaju mantém alertas epidemiológicos para doenças causadas por vírus

Saúde
12/03/2015 12h55
Início > Noticias > 64039

Diante do grande número de pessoas que tem apresentado sintomatologias comuns a alguns tipos de doenças virais como: dengue, chikungunya e rubéola, a Saúde de Aracaju alerta que a população que apresentar quadro de febre, dor de cabeça e manchas avermelhadas na pele, procure urgente as Unidades de Saúde da Família para que os médicos passem os cuidados necessários para amenizar os sintomas, principalmente, para a realização da sorologia.

Segundo a coordenadora do Programa de Controle da Dengue, Taíse Cavalcante, o tempo é algo fundamental nesse processo de identificação da virose. "As pessoas precisam procurar o quanto antes um médico, para que seja identificada a possibilidade destas doenças, principalmente, se for dengue, pela gravidade que esta doença é, podendo levar a morte. A sorologia tem tempo certo para se fazer e receber o resultado, portanto é preciso redobrar a atenção", pontua.

Já a infectologista Fabrizia Tavares explica que a automedicação, nestes casos, é algo perigoso. "Trata-se de uma virose com tratamento específico, passado por um médico. Ninguém deve se automedicar mediante agravar o quadro da doença. Estamos em um período marcado pela ocorrência de chuvas e sol, temperatura perfeita para o Aedes aegypti e também para o surgimento de surtos ocasionados por outras viroses", enfatiza.