Sempre envolvido em causas que defendem a preservação do meio ambiente, o prefeito João Alves Filho participou na manhã desta quinta-feira, 12, da abertura do Encontro Regional do CB27, realizado no Aquários Praia Hotel, na Orla da Atalaia. O gestor municipal deu as boas vindas a todos os representantes das Secretarias do Meio Ambiente do Nordeste, que discutirão assuntos relacionados às mudanças climáticas, além de trocar experiências sobre projetos aplicados em cada capital. O Encontro se estende até amanhã e terá a participação de representantes internacionais.
Durante todo o dia, serão debatidos assuntos como "Gestão de resíduos Sólidos", "Eficiência Energética" e "Reflorestamento", além da apresentação de casos de sucesso das capitais do Nordeste na área ambiental.
João Alves Filho falou da satisfação em receber os participantes na capital sergipana e dos problemas que o Brasil enfrenta atualmente com a crise energética e a escassez de água. Por ser um grande apreciador de questões que envolvem o meio-ambiente, o prefeito explanou todo o seu conhecimento, principalmente no que se refere ao Rio São Francisco e à sua revitalização.
"Hoje, a grande realidade do mundo moderno é que precisamos de uma visão ambientalista para salvar a humanidade. Por isso, criamos a Secretaria do Meio Ambiente e entregamos a um das pessoas mais renomadas do país na área de Direito Ambiental, que é o secretário Eduardo Matos. Na abertura desse Encontro, falamos sobre a fragilidade do Rio São Francisco. Sofri retaliações de todas as formas nos últimos 12 anos por defender o Rio que, infelizmente, a realidade é devastadoramente terrível", afirmou o prefeito.
"Na época em que comecei essa luta de revitalização do Rio São Francisco, apenas especialistas conseguiam enxergar que o rio estava morrendo. Hoje, uma criança que vai até a foz do São Francisco percebe essa triste realidade, já que a quantidade de água é quase insignificante. Outro agravante é que a água salinizada está avançando. Esse problema pode comprometer a sobrevivência de aproximadamente metade do Estado de Sergipe. Aracaju, por exemplo, é 60% abastecida pelo Velho Chico. Já vi o que acontece quando um rio morre, são cenas de horror que não podemos permitir que aconteçam com nossa capital", destacou o prefeito, revelando que é situação poderá ser revertida, pois já existe um projeto de revitalização criado por ele e outros especialistas no assunto.
"Durante quase sete anos, me dediquei a estudar a revitalização do Rio e temos hoje um projeto autofinanciável, isto é, o investimento poderá ser recuperado", finalizou.
CB27
O Coordenador Geral do CB27, Delio Malheiros, que também é vice-prefeito de Belo Horizonte, enfatizou que Aracaju tem muito a que expor no Encontro e que as outras capitais podem aprender muito com seus exemplos.
"Faremos uma troca de experiências e traremos ideias que temos de outra capitais em relação a arborização, preservação de rios e de nascentes. Hoje tivemos uma belíssima palestra do prefeito João Alves Filho, que mostrou sua preocupação com o Rio São Francisco e com o futuro das águas que abastecem Aracaju, que é extremamente pertinente. Temos no Encontro pessoas que podem transmitir as palavras do prefeito à Brasília. As mesmas serão levadas em consideração com absoluta certeza", disse.
De acordo com o secretário Eduardo Matos, Aracaju foi escolhida para sediar o Encontro regional do Nordeste CB27 pelos projetos que são desenvolvidos pela Secretaria de Meio Ambiente. "Mesmo tento apenas dois anos de criação, a Secretaria do Meio Ambiente em Aracaju desenvolveu projetos e avançou muito no quesito meio ambiente. Mostraremos nossas experiências e faremos um intercâmbio com as outras capitais do nordeste, para que as novidades possam ser aplicadas em diversos aspectos", declarou.