Profissionais da Saúde somam forças para melhor atender a comunidade

Saúde
13/03/2015 15h22
Início > Notícias > Profissionais da Saúde somam forças para melhor atender a comunidade

A manhã de atividades desenvolvidas por equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Edézio Vieira de Melo, no bairro Siqueira Campos, foi concluída, nesta sexta-feira, 13,  com uma reunião geral para discutir aspectos necessários para se levar melhores serviços a comunidade atendida. Enfermeiros, médicos, dentistas, técnicos e funcionários terceirizados discutiram de forma conjunta as queixas e as dificuldades enfrentadas durante os trabalhos de rotina. O objetivo do encontro foi pactuar medidas, encaminhamentos para solução das questões apresentadas.

É o segundo mês que as equipes se reúnem e muitos profissionais relataram já perceber as melhorias concretizadas através do diálogo e compromisso de todos. Esse é o caso da médica Meire Moura, que relata que graças às reuniões tem sido feito um trabalho mais criterioso de organização dos prontuários e fichas com informações dos pacientes atendidos. “Antes tínhamos a dificuldade de achar algumas fichas. Hoje o arquivo está mais organizado. Acho muito importante a realização dessas reuniões. Vejo que todos estão envolvidos para que as pessoas possam sair daqui mais satisfeitas e com os problemas resolvidos”, afirma.

O agente de saúde Carlos Augusto também avalia de forma positiva os encontros. “Aqui cada um coloca as dificuldades entre todas as áreas. São reunidas todas as categorias e de fato  todo mundo participa e não tem distinção de funções,  todos aqui opinam”, diz.

“Nós agentes sabemos da importância dessas conversas coletivas e de se buscar a forma certa de resolver os problemas. Somos o primeiro contato da Unidade de Saúde com a comunidade estamos nas ruas, na casa das pessoas, ouvindo e verificando as necessidades”, acrescenta Carlos Augusto.

A gerente da USF Edézio Vieira de Melo, Ana Carolina de Sá reforça que a postura dos profissionais também tem sido cobrada durante os encontros. “Acredito que o serviço público de porta aberta, o tratamento diário com educação valem muito. A questão do respeito aos usuários também é essencial porque quem vem numa Unidade de Saúde vem nós procurar porque está precisando”, explica.  

Ana Carolina reforça que cada reunião mensal também é um momento dos profissionais compartilharem experiências, aprendendo mais sobre o trabalho dos colegas.