Peças sobre o universo feminino são apresentadas no Centro Cultural de Aracaju

Funcaju
14/03/2015 12h05
Início > Noticias > 64082

 "O universo da mulher é um grande labirinto que, nesse espetáculo, a personagem convida os espectadores a percorrerem, como quem percorre suas veias. É uma peça surpreendente que toca muito as mulheres". As palavras do dramaturgo e diretor Moncho Rodriguez ilustram um pouco do que representa e se faz sentir em relação ao espetáculo português "Labirinto de Amor e Morte", apresentado nesta sexta-feira, 13, no Centro Cultural de Aracaju.

Interpretado pela atriz Marta Carvalho, o monólogo surgiu através de rodas de leitura e conversas com diversas mulheres que, duraram cerca de dois meses, contribuíram com a construção do texto final e do espetáculo. "Para mim é um espetáculo muito especial, pois surgiu através da roda de mulheres e da partilha de sensações que este teste traz", afirma a atriz.

A peça faz parte da programação oficial que a Fundação Cultural Cidade de Aracaju (Funcaju) preparou para comemorar os 160 anos do Município. Além de "Labirinto de Amor e Morte", Moncho Rodriguez também traz ao palco do Teatro João Costa, a peça "Enluarandas", que será apresentada neste sábado, 14, e domingo, 15.

Segundo o diretor, o espetáculo faz um mergulho no universo feminino e tenta desmascarar um pouco o conceito do amor fútil. "É onde a mulher descobre a sua essência e se expõe como fêmea, como mulher como matriz, como algo fabuloso", reforça o Moncho Rodriguez.

Com três anos de montagem, "Labirinto de Amor e Morte" já participou de diversos festivais internacionais de teatro, inclusive no Brasil. Para Marta Carvalho estes intercâmbios condizem exatamente com a proposta da peça. "Trazer o espetáculo para outros lugares, outras culturas, é muito bom, pois é uma forma de poder partilhar estas sensações e estes universos com mais mulheres. Estas experiências fazem com que o espetáculo seja reconstruído a cada apresentação", enfatiza.

 "Marta Carvalho é uma das jovens atrizes portuguesas fabulosas em termos de interpretação. Ela está no projeto Fafe há três anos e tem sido muito elogiada por onde passa", ressalta Moncho Rodriguez . Fafe Cidade das Artes, é uma plataforma  em Portugal para a integração e intercâmbio de criações, criadores e de pesquisas sobre novas linguagens nas artes cênicas.

As apresentações acontecem sempre às 17 horas, no Teatro João Costa do Centro Cultural de Aracaju,  localizado na Praça General Valadão , Centro. O acesso é gratuito.