Aracaju 160 anos: prefeito rende homenagens ao fundador da cidade

Agência Aracaju de Notícias
17/03/2015 13h35
Início > Notícias > Aracaju 160 anos: prefeito rende homenagens ao fundador da cidade

Fundada em 17 de março de 1855, Aracaju completa hoje 160 anos. Comemorando o transcurso do seu aniversário, o prefeito João Alves Filho, o vice-prefeito José Carlos Machado e diversas autoridades, participaram da Solenidade Cívica na Praça Inácio Joaquim Barbosa, em homenagem ao fundador da capital. A Orquestra Sinfônica de Aracaju (OSCAR) se apresentou durante o evento com 40 jovens das escolas públicas municipais.

Após hasteamento das bandeiras com a execução do hino nacional realizada pela banda marcial da Polícia Militar de Sergipe, o prefeito João Alves recebeu o fogo simbólico que percorreu as ruas de Aracaju pelos atletas atendidos pelo Bolsa Atleta. Como reconhecimento a Inácio Joaquim Barbosa, o prefeito, ao lado do vice-prefeito, depositou uma coroa de flores no obelisco, monumento criado em tributo ao fundador da cidade.

Referenciando a ousadia, Inácio Joaquim Barbosa, em elevar o povoado de Santo Antônio de Aracaju à capital, João Alves lembrou que o então presidente da província era um homem com visão futurista.

"Inácio Joaquim Barbosa percebeu que os produtos chegavam ao Estado através de navios, por isso havia a necessidade de construção de um porto para receber os grandes embarcações. Aracaju se torna então capital da então província Sergipe Del Rey. Ele construiu o início de nossa cidade, mas lamentavelmente morreu de cólera devido à insalubridade do novo município. Creio que mesmo em seus melhores sonhos, Inácio Barbosa não conseguiria imaginar que em 160 Aracaju se tornaria uma cidade maravilhosa e com a melhor qualidade de vida do Nordeste, além de possuir obras que são cartões postais atualmente, como a Orla de Atalaia que é considerada uma das mais bonitas do Brasil. Porém, tenho certeza de que a maior riqueza que temos é o nosso povo que é, reconhecidamente através de pesquisas, tido como um dos mais hospitaleiros", destacou o prefeito.

José Carlos Machado disse que Aracaju tem muito que comemorar em seu aniversário, mesmo sabendo das dificuldades existentes. "Administramos um município carente e cheio de problemas que perduram há décadas e que apenas agora estamos mudando essa situação, já que nos últimos 40 anos não investiram praticamente nada com o intuito de sanar as questões mais complicadas da nossa capital, como a macrodrenagem, por exemplo. Desafios existem para serem vencidos e o papel fundamental de um gestor é saber distinguir o importante do fundamental. João Alves tem consciência e capacidade para buscar soluções às demandas da população mais carente", garantiu.

Turistas também prestigiaram a Solenidade Cívica, como o gerente de vendas carioca Morgam Brito, que há 10 anos visita Aracaju no mês de março e se considera um apaixonado pela capital sergipana.

"Nessa mesma época todos os anos estou aqui em Aracaju com a minha esposa. Sou um apaixonado por essa terra e pude perceber que existem duas cidades: uma antes e outra depois do João Alves à frente da administração pública. Como prefeito ou como governador, para mim, é o único político que tem o meu respeito. Mandei fazer adesivos para pôr nos carros no Rio de Janeiro que diz "Aracaju, Terra Amada", sou um eterno admirador da terra dos cajus e dos papagaios", elogiou o visitante.