Na manhã da última quarta-feira, 11 de março, houve a assinatura do Convênio de Cooperação entre a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema), Universidade Tiradentes (Unit) e a Fundação Mamíferos Aquáticos (FMA) para a reabertura do Centro de Educação Ambiental Professor Manoel Bonfim (antigo museu do mangue) e realização de atividades socioambientais.
"Assinamos dois convênios de cooperação com a Unit e FMA, que irão desenvolver trabalhos socioambientais no antigo museu do mangue, situado na Coroa do Meio. É uma parceria entre estas Instituições para combater as drogas e a violência, levando uma atividade socioambiental para a comunidade", explica o secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos.
O secretário esclarece que o Centro está em processo de conclusão da reforma, já que foi alvo de pichação e depredação por parte de vândalos. Mas que, em breve, a unidade estará sendo reaberta. "A reabertura do Centro de Educação Ambiental depende da conclusão da reforma, prevista para abril de 2015", conclui Matos.
A analista ambiental da Sema, Raphaella Moraes, representante do órgão ambiental nos projetos para reabertura do antigo museu do mangue, pontua: "No início, havia projetos dissociados, que eram o projeto Habitar, entre a Unit e Sema; e havia o projeto Escola do Mangue, que era Fundação Sema. Decidimos, então, fundir estes projetos para trabalharmos juntos, em prol da reabertura da unidade e posteriormente darmos início às atividades".