Na CMA, Conselho Municipal explana sobre violência contra a mulher

Família e Assistência Social
24/03/2015 16h04
Início > Noticias > 64180

Na manhã desta terça-feira, 24, o Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Mulher (CMDM) participou de Tribuna Livre em alusão às comemorações ao mês da mulher, na Câmara Municipal de Aracaju. Na oportunidade, a presidente do CMDM, Adélia Pessoa, destacou a importância de se criar políticas públicas mais eficientes no combate à violência contra a mulher.

De acordo com Adélia Pessoa, o Brasil ratificou os tratados internacionais no que se refere às causas de defesa dos Direitos da Mulher. “Nossa constituição é clara na questão da igualdade. A Lei Maria da Penha veio como reforço, mas é preciso avançar mais e desconstruir padrões. A mulher no dia a dia precisa de um companheiro que divida as tarefas”, afirma a presidente, lembrando que a Delegacia de Grupos Vulneráveis (DAGV) divulgou, recentemente, dados que apontam que, no ano 2012, 71 mulheres, com idade de 18 a 59 anos, fizeram boletim de ocorrência e que, antes do final do primeiro semestre de 2015, esse número já chegou a 219 registros.

Na ocasião, a presidente ressaltou ainda que a mudança de padrões decorre da educação. “A educação é via indispensável para mudar essa realidade. O trabalho com o agressor é imprescindível para a sociedade”,enfatizou.

Política

A presidente do CMDM aproveitou a ocasião para divulgar dados do Tribunal Regional Eleitoral de Sergipe (TRE/SE) sobre o número de mulheres na política no estado. “Ainda há poucas mulheres na política. Na Câmara Municipal temos menos de 10% das cadeiras ocupadas por mulheres”, finaliza.

 

O vereador Roberto Morais, membro da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara Municipal de Aracaju, destacou e agradeceu a presença da presidente no plenário. “Parabenizo Adélia Pessoa pela apresentação entusiasmada e importante para a nossa sociedade”, disse o parlamentar.