Saúde de Aracaju mantém tratamento constante de combate à Tuberculose

Saúde
24/03/2015 17h19
Início > Notícias > Saúde de Aracaju mantém tratamento constante de combate à Tuberculose

Hoje, 24, é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, e para celebrar o evento, a Saúde de Aracaju vem realizando ações durante todo o mês de março. Até o momento, já foram realizadas palestras nas Unidades de Saúde da Família (USF) sobre o tema e reuniões com representantes dos hospitais públicos e privados do município de Aracaju, além da divulgação das ações na imprensa.

A referência técnica do Programa Municipal de Combate a Tuberculose, Tânia Santos, ressalta que esta data é uma oportunidade de lembrar a população, pois infelizmente, esta ainda é uma doença presente em nosso meio e os cuidados precisam ser mantidos. “Embora muita gente acredite que a tuberculose não exista mais nos dias de hoje, ela existe sim. Todos os anos notificamos cerca de 240 casos novos, e conseguimos a cura em 70% deles. Para que esse percentual seja aumentado, precisamos contar com a colaboração dos pacientes, que não devem abandonar o tratamento até receber alta médica”, afirma Tânia.

Os sintomas de tuberculose são febre, normalmente baixa, tosse, dor no tórax e emagrecimento. A orientação é para que seja procurada a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima. O tratamento é gratuito e tem duração de seis meses.

Ainda como parte das comemorações do Dia de Combate à tuberculose, a USF Maria do Céu, realiza na próxima sexta-feira, 27, ás 9h da manhã, uma panfletagem no Mercado Municipal Albano Franco. Também na sexta-feira, uma equipe do Programa de Combate a Tuberculose da Saúde de Aracaju realizará palestra de orientação para os agente penitenciários do Complexo Penitenciário Advogado Antonio Jacinto Filho (COMPAJAF), no bairro Santa Maria.