GGIM planeja ações de segurança a serem implementadas no município

Segurança Municipal e Cidadania
24/03/2015 22h38
Início > Noticias > 64191


A secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, presidiu na tarde desta terça-feira, 24, na sala de reunião da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT), a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M).

De acordo com o Decreto nº 4.352 de junho de 2013, o GGI-M é um órgão vinculado à Secretaria da Defesa Social e da Cidadania. O município de Aracaju aderiu ao programa por meio de convênio de cooperação Federativa celebrado com a União, por intermédio do Ministério da Justiça. O gabinete é formado pela Secretaria da Defesa Social e da Cidadania, SMTT, Guarda Municipal, Defesa Civil Municipal, Secretaria Municipal da Família e da Assistência (SEMFAS), Secretaria Municipal de Planejamento e Orçamento (SEPLOG), Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Defesa Civil Estadual, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Conselhos Locais de Segurança Pública, Conselho Integrado de Segurança Pública e Conselho Comunitário de Polícia. 

Este primeiro encontro do ano, teve como pauta a elaboração do planejamento estratégico das ações de segurança a serem implementadas no município de Aracaju, além de discutir a atuação conjunta dos órgãos que integram o gabinete, visando prevenção e controle da criminalidade no município.  Temas como: o plano municipal de segurança pública, a poluição sonora, o licenciamento de ciclomotores, o transporte irregular de passageiros e um protocolo integrado dessas intervenções foram amplamente debatidos pelos representantes dos órgãos.

Fizeram-se presentes na reunião a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, o secretário da Segurança Pública do Estado, Mendonça Prado, o diretor-geral da GMA, coronel Enilson Aragão, o Inspetor da PRF, Jéferson Ramos, César Gama Júnior (SEMFAS), Roberto Santos Góes, da Secretaria de Planejamento Orçamento e Gestão, David Chagas (CBMSE), o diretor de transportes públicos da SMTT, coronel Péricles Menezes, e o coordenador da Defesa Civil do Município, coronel Reginaldo Moura.

O secretário da Segurança Pública do Estado, Mendonça Prado, destaca que a SSP apoiará todas as ações desenvolvidas pelos gestores municipais no âmbito da segurança. "A Secretaria de Segurança Pública está à disposição de todos os órgãos e todos os municípios para promover a integração do serviço público. Por essa razão estamos aqui, pessoalmente, para mostrar que essa é a vontade de todos que integram a SSP", enfatiza.

De acordo com o coronel Enilson Aragão, a Guarda Municipal tem uma participação fundamental, principalmente na construção do plano de segurança municipal. "O plano de segurança conta com uma participação direta da Guarda na identificação das demandas, além do suporte técnico para esse plano que tem como compromisso maior a qualidade de vida do aracajuano e a melhoria da segurança pública", afirma o coronel.

Para a secretária da Defesa Social e da Cidadania, Georlize Teles, a reunião foi produtiva e a presença de vários órgãos fará com que as questões debatidas sejam solucionadas da melhor forma possível. "A presença do secretário de segurança pública do estado foi de grande importância para o gabinete, já que as questões discutidas acabam tendo uma interface com a SSP e essa é uma união que trará bons resultados para a população. Nesta tarde, nós discutimos o plano municipal de segurança pública, a poluição sonora, o licenciamento de ciclomotores, o transporte irregular de passageiros e um protocolo integrado dessas intervenções", explica a secretária.

A próxima reunião do gabinete está marcada para o dia 24 de abril e terá como pauta a atuação sistêmica e complementar das ações dos órgãos constituídos, respeitando suas competências, além de continuar a debater os temas da reunião de hoje.