No dia 7 é comemorado o Dia Mundial da Saúde, e, durante todo o mês de abril, a Saúde de Aracaju convida a população a celebrar a data, participando de uma programação repleta de serviços além de palestras e bate papo sobre cuidados preventivos. Já na manhã desta segunda-feira, dia 6, grupo de 60 idosos que residem no Bairro Farolândia assistiram uma palestra sobre hábitos necessários para ter um sono mais sadio, a atividade foi seguida de oferta de aferições de pressão e teste de glicemia. As atividades foram promovidas por meio da Coordenação de Promoção à Saúde (Cops), Unidade de Saúde da Família (USF) do Conjunto Augusto Franco e Núcleo de Apoio à Saúde da Família ( Nasf) em parceria com alunos de Enfermagem da Unit.
A fisioterapeuta do Nasf Érica Vanessa da Silva fez demonstrações sobre como melhorar a postura ao dormir para que músculos e articulações não sejam sobrecarregados. "São frequentes os relatos de pessoas que afirmam sentir dores nas costas e articulações ao acordar. A palestra foi basicamente para que as pessoas possam corrigir o que está sendo feito de errado como dormir com travesseiro muito alto, baixo, sem travesseiro", disse.
"A pessoa deve procurar dormir de lado que é a postura mais apropriada evitar dormir de bruços. Uma noite de sono bem dormida significa um ganho significativo para a saúde e bem estar da pessoa", pontuou Érica Vanessa.
A fonoaudióloga do Aline Damasceno enfatiza que muitos dos idosos que assistiram a palestra integra o "Grupo conte conosco". "É um grupo que temos na Unidade de Saúde. Um trabalho continuado em que promovemos ações o ano intero. Também trabalhamos com eles temas como oficina de memória que acontece a cada 15 dias. O Nasf trabalha não ó essas ações de educação em saúde. Temos também o atendimento domiciliar. Tudo para atender bem e levar mais saúde a população ", concluiu.
Outro foco das comemorações pelo Dia Mundial da Saúde é o tema "Segurança Alimentar: do campo à mesa", este ano as ações visam realizar atividades de educação nutricional e palestras sobre a importância de atividades físicas.
Programação do dia de 6 a 10: