Convocação de mais nove profissionais farmacêuticos para compor as equipes da Saúde de Aracaju, superação do problema de falta de medicações nas Unidades de Saúde e trabalhos promovidos de forma diligente por equipes de farmacêuticos junto aos Núcleos de Saúde da Família (Nasf) e Vigilância Sanitária. Esses foram alguns dos temas abordados durante balanço apresentado pelo consultor governamental, Adalberto Canuto, que esteve reunido com equipe de 41 farmacêuticos para demonstrar alguns dos principais desafios e avanços conquistados pela categoria no âmbito Municipal. O encontro contou com a participação do coordenador de Assistência Farmacêutica, Álvaro Victor de Castro e aconteceu no Centro Administrativo Prefeito Aloísio Campos.
"Com a reunião podemos reforçar os principais avanços obtidos pela categoria nos últimos dois anos. Hoje, nós, farmacêuticos, temos mais campos de atuação no SUS Aracaju. Somos requisitados não apenas nas farmácias das Unidades de Saúde. Com o surgimento dos Núcleos de Saúde da Família também estamos atendendo no domicílio do cidadão e passando orientações necessárias para a população em ações educativas e eventos. Na Vigilância Sanitária é feito um trabalho importante de fiscalizar que atinge farmácias públicas e privadas da Capital", enfatizou Álvaro.
O coordenador avalia que o encontro também serviu para demonstrar a importância do trabalho feito em parceria com a gestão municipal. "Hoje temos medicações disponíveis para toda a população. É feito um planejamento para que os insumos médicos e hospitalares não faltem. Isso se mostrou eficaz e temos um índice de desabastecimento menor que 8%. Significa que quando uma medicação falta não é por falta de um pedido feito com antecedência pela Secretaria da Saúde, mas sim por outros fatores como falta de fornecedores ou mesmo a falta da disponibilidade do próprio produto no mercado", pontuou.