A equipe de Educação Ambiental da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) está participando da II Feira de Possibilidades, promovida pela Secretaria Municipal de Educação (Semed) nos dias 09 e 10 de abril, no Ginásio do Sesi, conjunto Augusto Franco. O objetivo da Feira é apresentar projetos que visam melhorar as práticas pedagógicas nas redes de ensino do Município de Aracaju.
O coordenador de campanhas da Sema, Eduardo Buarque Júnior, explica qual o papel da Sema no evento.
"A Sema está expondo algumas atividades relacionadas ao meio ambiente, que podemos levar para as escolas municipais, como a reciclagem do óleo de cozinha, a horta vertical, a compostagem, a campanha de pilhas, baterias e celulares usados e o teatro de fantoches. As escolas que estiverem interessadas em levar algumas destas atividades, é só entrar em contato com a Sema, pelo número 3225-4151", informa o coordenador.
Para o estagiário de teatro, lotado no setor de Educação Ambiental da Sema, Aldevan Caiçara, é de suma importância mostrar as ações que a educação ambiental realiza.
"Todas essas ações se constituem importantes, pois participam da educação. Estamos fazendo uma amostra do que a gente utiliza no teatro de fantoches, como o material cênico, para que as escolas se interessem e solicitem a nossa presença, fazendo com que essa educação vá além do que está sendo exposto hoje, passando uma mensagem positiva para as crianças e para as pessoas que vêm visitar a Feira de Possibilidades," afirma Aldevan Caiçara.
A aluna da Escola Municipal de Ensino Fundamental Anísio Teixeira, Maria Eduarda Oliveira Farias, conta o que aprendeu com o que foi apresentado pela equipe.
"Eu aprendi que não devemos jogar no lixo as baterias, as pilhas e os celulares usados, não devemos jogar o óleo de cozinha na pia, pois poluem os rios. Temos que cuidar bem das plantas também, porque elas são seres vivos", diz a aluna.