Nota de Esclarecimento

Meio Ambiente
09/04/2015 16h51
Início > Notícias > Nota de Esclarecimento

Em virtude do agressivo desenvolvimento de vegetação exótica invasora na faixa de praia-mar da Rodovia José Sarney, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) em conjunto com Empresa Municipal de Serviços Urbanos (Emsurb), programaram a realização de uma poda nessa vegetação, começando das intermediações da passarela do caranguejo até as intermediações do local conhecido como Banho Doce.

O objetivo foi desbastar e controlar essa vegetação invasora e exótica, a fim de possibilitar o desenvolvimento da vegetação rasteira nativa da área (tipicamente de restinga), como também por motivos de segurança pública.

No período da Semana Santa, houve uma queimada no local, a qual não foi realizada e nem autorizada pela Sema ou pela Emsurb. Nesse mesmo dia, funcionários da Emsurb realizavam a poda no local, conforme as orientações e autorizações emitidas pela Sema, deixando claro que em nenhum momento atearam fogo no local. Técnicos da Sema foram até lá realizar uma avaliação dos danos ocasionados, com o objetivo de tentar identificar as causas do incêndio, porém não foi possível identificar a origem, se foi natural ou intencionalmente provocado.

A poda da vegetação ainda não foi concluída. Estamos realizando o afastamento da vegetação, em uma distância de 2 metros a partir da calçada, onde circulam os pedestres. Após a conclusão dessa etapa, as atividades serão temporariamente interrompidas.

A espécie que se estabeleceu na área tem apresentado um alto potencial de ocupação, de estabelecimento e de regeneração, sendo extremamente agressiva. As podas que estão sendo realizadas não são suficientes para o controle do seu desenvolvimento. Ainda não foi possível identificar a espécie botânica devido à falta de material botânico reprodutivo (flor e fruto). Essa identificação é fundamental para que possamos avaliar qual a melhor estratégia de controle, considerando o comportamento natural dessa vegetação. Serão coletadas amostras da espécie de vegetação (Exsicatas) para que possamos enviar para laboratórios (herbários) a fim de realizar a sua identificação. Até lá, manteremos o afastamento da vegetação das áreas de circulação de pessoas (passarelas e calçadas) sem demais intervenções em outras áreas.