Nesta segunda-feira, 13, é comemorado o Dia Internacional do Beijo. E para informar os cuidados e a importância do beijo para a saúde, o Programa Municipal de DST/Aids da Saúde de Aracaju, selecionou algumas dicas para a população aracajuana.
De acordo com a coordenadora do Programa DST/Aids, Débora Oliveira, o beijo faz bem a saúde, pois libera hormônios do prazer, melhora a autoestima, queima calorias, aumenta a oxigenação do cérebro e combate o estresse. "O beijo, apesar das vantagens para a saúde, pode transmitir doenças", explica.
A técnica do Programa DST/Aids, Marília Uchôa, destaca algumas doenças que são transmitidas pelo beijo. "As DSTs mais transmitidas pelo beijo são: Herpes labial, HPV, Sífilis, Gonorréia, Candidíase, mononucleose e gengivite.
Confira os sintomas de cada doença:
- HPV - O Condiloma acuminado tem aspecto de verruga e é causado pelo Papilomavirus humano ou Human Papillomavirus (HPV), que aparecem na boca com verrugas achatadas e esbranquiçadas. Têm um formato bem peculiar de "crista de galo", nome pelo qual são comumente conhecidas. Podem aparecer de forma única, mas o mais comum é que existam muitas verrugas muito pequeninas, normalmente não doem e não são vistas a olho nu. Também podem aparecer na gengiva, na língua, na bochecha, céu da boca e na garganta.
- Sífilis - Causada por uma bactéria chamada de Treponema pallidum. Pode se manifestar na boca, língua, bochechas, lábios, faringe e gengiva. São feridas indolores no lábio ou língua e presença de íngua no pescoço.
- Gonorréia ou Blenorragia - A gonorréia é causada pela bactéria Neisseria gonorrea, causando uma infecção que acomete a boca e garganta. É uma doença que pode causar irritação, presença de pus, mal estar e febre.
- Candidiase - "Sapinho" como é chamado popularmente, é causada por um fungo chamado Candida albican. Esta doença se manifesta na forma de placas brancas na boca e também no ângulo do início da comissura bucal e na bochecha.
- Gengivite: gengivas vermelhas e sangrantes, raramente dolorosas;
- Mononucleose: também chamado de "Doença do Beijo". Apresenta petéquias (pequenas manchas vermelhas) no céu da boca, inchaço na garganta e aumento dos gânglios no pescoço.
- Herpes Labial: É uma doença causada pelo vírus Herpes simplex, que se manifestam na boca como uma ou várias vesículas cheias de líquido, após aproximadamente 14 dias do contágio. Acometem a boca toda, os lábios, faringe, língua e palato. Os sintomas do herpes oral incluem febre, cansaço, dores musculares e irritabilidade. É uma doença altamente contagiosa que pode se propagar de pessoa para pessoa quando as bolhas estouram.