Saúde de Aracaju comemora Dia Mundial da Voz

Saúde
16/04/2015 15h59
Início > Notícias > Saúde de Aracaju comemora Dia Mundial da Voz

A campanha celebrando o Dia Mundial da Voz começou no Brasil e atingiu países como Chile, Venezuela, Portugal, Estados Unidos e Argentina, chegando à sua 17ª edição este ano. A proposta é conscientizar as pessoas da importância da voz e dos cuidados que ela precisa. Para comemorar este dia, foram realizadas atividades nas Unidades de Saúde da Família (USF) Max de Carvalho e Ávila Nabuco e contou com a participação dos estagiários do curso de fonoaudiologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS), e agentes comunitários.

“Realizamos palestras relatando conceitos, cuidados e hábitos para voz, seguidos de uma triagem vocal, e enfatizando a importância do cuidado, principalmente para aqueles que tem a voz como instrumento de trabalho, a exemplo dos professores”, afirmou a fonoaudióloga Marcela Cabral.

Segundo a especialista, a voz é nossa identidade pessoal e alguns cuidados precisam ser tomados para mantê-la saudável. “Quase todo mundo sabe que falar alto é uma agressão às cordas vocais, mas poucos conhecem a informação de que falar sussurrando também agride, portanto o aconselhável é que se fale normalmente, além de hidratar sempre, não fumar, evitar falar muito durante exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas, alimentos que causem azia ou má digestão,  alguns ambientes com mofo, poeira e cheiro forte”, ressalta Marcela.

Ainda segundo a especialista, outra preocupação deve ser quanto ao uso de sprays que acabam mascarando algum problema mais grave, e orienta: “Rouquidão, dor, ardência na garganta, dificuldade para engolir e cansaço ao falar por mais de 15 dias são sintomas que precisam ser investigados por um médico especialista”.