Assistentes sociais e Nasf são capacitados para o uso do E-SUS

Saúde
23/04/2015 14h00
Início > Notícias > Assistentes sociais e Nasf são capacitados para o uso do E-SUS

O E-SUS é um sistema que visa unificar todas as informações dos pacientes atendidos pela saúde pública e vai substituir o atual SIAB (Sistema de  Informação a Atenção Básica). Para instruir as equipes de assistentes sociais e profissionais dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família sobre como utilizar esta fermenta, a Saúde de Aracaju promove um ciclo de capacitações. Um dos encontros aconteceu na manhã desta quinta-feira, 23, no Centro de Educação Permanente em Saúde (CEPS).

Os servidores que participaram da atividade aprovaram, como a assistente social Rosana Marques Menezes, que atua na Unidade de Saúde da Família do Conjunto Augusto Franco. “O momento de capacitação, de troca de informações e dúvidas é muito importante. Todos nós estamos em fase de conhecimento e aprimoramento. Essas informações alimentadas pelos sistemas de informações são essenciais. A informação é o que permite que o Município possa traçar o perfil epidemiológico do território e encaminhar as informações para o Ministério da Saúde. De posse dessas informações, equipes podem implementar programas e projetos que venham sanar as necessidades da população”, explicou.

Já fonoaudióloga do Nasf Arlene Damasceno reforça que “o novo sistema é uma excelente  forma de comprovar e deixar registrado os atendimentos nivelando a atuação do Nasf à Equipe do Programa Saúde da família .”Temos agora a possibilidade de fazer os registros e vão ser nacionais. Para a equipe Nasf é uma vitória. Atuamos no apoio as Unidades de Saúde e contribuímos para os usuários sejam mais bem acolhidos”, afirmou .

A coordenadora do Nasf de Aracaju, Clesimary Evangelista Martins também reafirma que a migração de sistema será um ganho significativo. “A ficha do SIAB não contemplava algumas das ações como o atendimento compartilhado. O E-SUS traz informações desses atendimentos individual e coletivo e procedimentos utilizados e campos específicos para os profissionais do Nasf”, enfatizou.