PMA retoma obra na Aruana e resolve antigo problema

Infraestrutura
27/04/2015 11h53

Diálogo permanente com a população e trabalho conjunto com outros entes públicos são as marcas da atual gestão da Prefeitura de Aracaju, que tem buscado executar obras estruturantes e ações urbanizadoras na capital. Na última semana, por exemplo, o prefeito João Alves interveio a favor dos moradores do loteamento Aruana, zona Sul, e mediou um importante conjunto de medias para retomar as obras de infraestrutura deixadas com problemas técnicos pela gestão anterior.

Depois que os engenheiros da Empresa Municipal de Obras e Urbanização (Emurb) e da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) diagnosticarem os pontos a serem equacionados, e com a visita do prefeito João Alves, do secretario de Infraestrutura do Município, Luiz Durval Tavares, e da presidente da Emurb, Socorro Cacho, as obras foram retomadas já na sexta-feira, 24. Outro ponto importante para o reinício das obras foi a reunião com representantes da Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), que implanta a rede de esgotamento sanitário no local.

"Em outras oportunidades já havíamos visitado várias ruas da Aruana e também recebido os moradores que solicitavam informações sobre o andamento da obra. Sempre explicamos que a engenharia recomenda que quando existem duas frentes de trabalham sob a responsabilidade de órgãos públicos distintos, é necessário cronograma paralelo e adequado para não onerar os cofres públicos nem prejudicar a parte já finalizada", explica Luiz Durval.

O secretário acredita ainda que com a intervenção do prefeito João Alves, finalmente a obra ganhará celeridade. "A disposição do prefeito João Alves é nítida quando se trata de resolver os problemas da população. Ele não é uma autoridade de gabinete, mas de se movimentar pelas ruas, comunidades, enfim, sempre disposto a andar pelos bairros da Aracaju", ressalta o secretário.

Andamento

Como a Deso informou que cerca de 90% da implantação do esgotamento sanitário já está finalizado, a parte de terraplenagem e pavimentação ganhará um ritmo e a parte de drenagem será concluída. A previsão é que, caso não haja intercorrências ou chuvas acima da média, a parte que cabe a PMA ganhe velocidade e seja finalmente entregue aos moradores.

A obra

Com investimentos que somam aproximadamente R$ 14 milhões, conveniados entre a PMA e o Governo Federal, o loteamento Aruana terá mais saneamento, urbanização e mobilidade, melhorando a vida dos moradores de uma das regiões que mais tem crescido nos últimos anos. São cerca de 30 ruas beneficiadas com drenagem, esgotamento sanitário e pavimentação asfáltica, significando mais um compromisso da administração municipal, que busca modernizar a infraestrutura da capital e prepará-la para o futuro.