Pacientes hipertensos e diabéticos da Unidade de Saúde da Família Onésimo Pinto, no bairro Jardim Centenário, receberam atenção especial na última segunda-feira, 27. As odontólogas que atendem no local realizaram um trabalho para alertar os cidadãos sobre os cuidados que os mesmos precisam ter ao realizarem seus respectivos tratamentos odontológicos. Na ocasião, os participantes ainda receberam auxílio de uma fonoaudióloga, que aplicou testes de sensibilidade com o objetivo de avaliar o nível auditivo de cada paciente.
Segundo a odontóloga, Laura Calazans, esse tipo de trabalho acontece regularmente na unidade, sempre com públicos distintos, para abranger mais o campo de informação dos moradores da região. “Mensalmente escolhemos um tipo de público (criança, idoso, gestante, pacientes especiais), então, vamos alternando as atividades, sempre com ações preventivas e ao final oferecemos um lanche saudável aos nossos convidados”, explicou Laura.
Juntamente com as odontólogas, Jaqueline Almeida e Cláudia Valença, Laura enfatizou que, para os pacientes hipertensos e com diabetes, os cuidados com a boca precisam ser redobrados. “O diabético tem maior chance de ter problemas odontológicos, por isso precisa ter a glicemia compensada. E nos casos dos pacientes hipertensos, precisamos, antes de tudo, controlar a pressão para que não ocorra nenhum problema de saúde no decorrer do tratamento bucal”, disse.
De acordo com o coordenador do Programa de Saúde Bucal da Saúde de Aracaju, José Guimarães Lima Neto, as ações dos odontólogos da Saúde de Aracaju acontecem em todas as USFs, sempre fomentando a informação em prol da saúde bucal do cidadão. “Nossos dentistas realizam, além de suas atividades normais dentro dos consultórios, diversas ações informativas. O trabalho não se restringe apenas aos atendimentos para resolver problemas na boca, mas também para alertar, mostrar como prevenir doenças e orientar para tratamentos”, explicou Neto.