Importância de fazer todos os exames do pré-natal, mitos e verdades sobre cuidados em saúde bucal para gestantes, além de roda de conversa para compartilhar dúvidas e vivências ligadas a gravidez foram algumas das ações promovidas por equipes da Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Cesar Leite, no conjunto Santa Tereza. A ação aconteceu nesta quarta-feira, 29 e é parte do encontro mensal promovido pela Unidade de Saúde para orientar as gestantes acompanhadas no serviço de saúde.
Quem participou do encontro aprendeu mais sobre cuidados necessários para ter uma gravidez sadia e sem riscos. Esse é o caso da gestante Daniele Santos Borges. Ela revelou que é quarta vez que fica grávida e os encontros têm sido uma importante fonte de orientação. “O bom atendimento, atenção dos profissionais da Unidade de Saúde ajuda a nos sentirmos mais seguras”, explicou.
Na manhã de debates a dentista Fernanda Albuquerque Cabral falou que são mitos acreditar que o bebe suga o cálcio das mães, que a gravidez estimula as cáries. “Existem restrições sobre alguns procedimentos e medicações eu a grávida não pode tomar. Mas não há problema em buscar o atendimento odontológico”, disse.
A assistente social Marta Ávila acrescentou que a Unidade de Saúde da Família (USF) Augusto Cesar Leite já está trabalhando com a nova caderneta da gestante. “É um instrumento importante, tem todo um guia de cuidados e também as marcações das consultas com os diversos profissionais de saúde”, explicou.
A gerente da USF, Rosimeri Silva do Carmo, destacou que os encontros mensais com as gestantes acompanhadas trazem resultados positivos. “A interação ajuda a fazer com que elas façam a adesão correta do pré-natal e se preparem para não ter complicações ao longo da gestação. Também são abordados cuidados com os primeiros meses de vida dos bebês”, disse.