A valorização do esporte amador através do incentivo e da realização de competições em diversas comunidades é uma das políticas públicas adotadas pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Juventude e Esporte (Sejesp), através a Coordenação de Inclusão. Com está concepção, está sendo realizada a 15ª Copa Santos Dumont de Futebol de Bairro (FAESDA), competição na qual revela muito jogadores.
Iniciada no dia 5 de abril, o evento esportivo teve a realização de 26 partidas e 88 gols marcados, tendo uma média de 3,3 gols por jogo. A Sejesp está apoiando o torneio com a disponibilização dos campos administrados pela Prefeitura, o Anchietão e Parque da Sementeira, além da premiação dos campeões, com medalhas e troféus. Os jogos também estão sendo rodados nos campos do Uberaba, Adolfo, Beira Rio, Parque da Cidade, Sesi e Lamarão.
No último final de semana aconteceu a quarta rodada da competição, com a participação de 24 equipes (Independente, Paysandu, Matonense, Colorado, Mar Azul, Grêmio, Desportiva, ADA, New City, Juventus, Equador, New Liberty, Almeida, Massaranduba, Alfa, Botafogo, Batalha, CUDF, Vitória, Redbull, Espanhol, ADS, Nacional e Estrela.
De acordo com o coordenador de Inclusão da Sejesp, Luiz Carlos Bossa Nova, a Sejesp está sempre buscando parcerias para disseminar o esporte dentro das comunidades. “Uma competição como esta, que envolve vários bairros de Aracaju e que possui aproximadamente 500 jogadores envolvidos, não poderia ficar de fora do calendário de ações da Sejesp”, relatou.