EMEI Aurea Melo Zamor realiza Semana de Sensibilização do Autismo

Educação
30/04/2015 10h37
Início > Notícias > EMEI Aurea Melo Zamor realiza Semana de Sensibilização do Autismo

A Escola de Ensino Infantil Aurea Melo Zamor, que fica localizada no bairro Orlando Dantas, realizou na tarde de ontem, 29, a culminância da Semana de Sensibilização do Autismo. "Reunimos os professores, pais de alunos e a equipe diretiva para debater a importância de manter o trabalho de apoio às crianças com autismo", destacou Denise de Melo, coordenadora pedagógica.

Duas grandes características do autismo são as dificuldades na comunicação e na interação social. "Esses dois pontos são os mais evidentes nas duas crianças que hoje estão matriculadas em nossa escola. Mas desde que elas chegaram percebemos uma mudança muito positiva. Os colegas, inclusive, as auxiliam nas atividades e contribuem para o seu desenvolvimento", comentou a professora Anatércia Silva, responsável pela Sala de Recursos.

As duas alunas da EMEI Aurea Melo Zamor são irmãs gêmeas e foram matriculadas em agosto de 2014. "Elas estudam três vezes por semana na sala de recursos. Preparamos um material interativo e adaptados à realidade. Na sala de aula comum percebemos um avanço na interação social. O mais importante é que toda a escola está envolvida e sensibilizada", destacou Anatércia.

A mãe das gêmeas, Edicledja Silva, não poupou elogios sobre o trabalho da escola. "Nesses cinco anos de vida o que eu mais procurei foi um lugar para recebe-las com amor e carinho. A única escola que encontrei e me deu isso foi a Aurea Zamor. Sou muito feliz por tudo isso. Os professores são atenciosos e dão o acolhimento necessário para o desenvolvimento delas", disse.

Autismo

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD) que tem influência genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Caracteriza-se por dificuldades significativas na comunicação e na interação social, além de alterações de comportamento, expressas principalmente na repetição de movimentos, como balançar o corpo, rodar uma caneta, apegar-se a objetos ou enfileirá-los de maneira estereotipada.