A Defesa Civil do Município, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Defesa Social e Cidadania (Semdec), faz parte do Comitê de Prevenção de Incêndios firmado com o objetivo de reduzir o número de incêndios no Centro de Aracaju através de conscientização. Entre os órgãos que fazem parte do Comitê, além da Defesa Civil Municipal, estão a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Corpo de Bombeiros, Associação Comercial, Fecomércio, entre outros.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Reginaldo Moura, a intenção é reduzir o número de desastres. "A Defesa Civil trabalha com a questão de desastres, então toda a parte de sinistro, de grandes problemas é de preocupação da defesa civil e a intenção da gente é fazer a redução desses impactos", diz.
Para ele, essa é a primeira experiência desse nível. "O que eu tinha comentado com o presidente da CDL diante desses incêndios é que ao invés da gente ficar tentando imputar responsabilidades ou tentar fazer com que o Corpo de Bombeiros ou órgãos afins cumpram um cadastro de multas, a gente tem que tentar incutir na consciência de cada um sobre suas responsabilidade perante aquele descuido que se faz. A gente quer provar que através de conscientização dá pra gente reduzir bastante esse índice", explicou Reginaldo.
Mesmo com a conscientização os incêndios podem acontecer, mas o esperado é que essas recorrências sejam mais espaçadas. "A major Maristela é representante da Defesa Civil nesse comitê, de onde deverão sair campanhas educativas e orientativas aos lojistas e comerciantes, então essa é a proposta. E assim que for normalizada, a gente passa a readotar as normas de segurança com relação aos riscos de incêndios. Aí o Corpo de Bombeiros pode autuar, pode multar, etc. A gente não quer que no primeiro momento seja isso, pois a gente acredita que não é o primeiro caminho", destacou o coronel.
Mais uma reunião do Comitê está marcada para o dia 12 de maio na Associação Comercial, com a participação de lojistas e comerciantes do Centro. Na ocasião será debatido amplamente sobre o assunto para já entrar em ação. Algumas medidas já foram tomadas, entre elas a confecção de uma cartilha formulada pelo Corpo de Bombeiros de Sergipe e que será distribuída aos lojistas pela CDL e entidades envolvidas. "Estão tendo reuniões constantes, estamos trabalhando junto ao Corpo de Bombeiros para depois apresentar um trabalho de campanha pra o Comitê", finalizou Moura.
Farão parte ainda do Comitê o Ministério Público de Sergipe, Deso, Energisa e Defesa Civil Estadual.