A Secretaria Municipal da Família e da Assistência Social (Semfas) promoveu mais uma edição do Pró-Mulher...Pró-Família, no último sábado, 9, na Escola Municipal Rachel Côrtes Rollemberg, localizada no bairro José Conrado de Araújo. Na ocasião, moradoras do Agamenon Magalhães, Santa Gleide, Almirante Tamandaré e adjacências fizeram exames gratuitos de lâmina (papanicolau), testes rápidos de HIV, glicemia, pressão arterial e oftalmologia. Vacinas de Tétano, Influenza (gripe), Hepatite B e HPV também foram disponibilizadas na oitava edição do programa.
Com o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, o programa - que tem como diferencial a entrega dos resultados dos exames no mesmo dia - já atendeu mais de cinco mil mulheres dos bairros América, Santos Dumont, Santa Maria, Lamarão, Porto D’Anta, Bugio, Soledade e José Conrado de Araújo. Com o objetivo de prevenir o câncer de colo uterino, o Pró-Mulher municipal já diagnosticou cerca de 50 mulheres (entre 19 e 70 anos) com alguma etapa da lesão (neoplasia intra-epitelial cervical–NIC graus 1,2 e 3) que pode se transformar em célula cancerígena.
Acompanhamento
As mulheres diagnosticadas no Pró-Mulher são acompanhadas na Unidade de Saúde Sinhazinha até o final do tratamento. Este é o caso da dona de casa Jussara dos Santos. Ela realizou os exames na edição do bairro Santa Maria, em novembro de 2014, foi diagnosticada com uma etapa da lesão. Desde então, está em tratamento. “Tem mulher que passa anos sem fazer os exames. Eu fui uma delas que passei mais de 32 anos para fazer o exame e quando vi o Pró-Mulher lá no bairro que, na verdade, é um incentivo para a mulher ir se cuidar, eu fui e estou em tratamento, mas estou praticamente curada com a graça de Deus”, afirma Jussara.
Para a moradora do Lamarão, Judite da Silva, o Pró-Mulher municipal chegou na hora certa. “Estou sendo muito bem tratada pela equipe do Pró-Mulher aqui na Unidade de Saúde do Sinhazinha. Esse programa chegou na hora certa. Fui na edição que ocorreu no Lamarão esse ano e já estou em tratamento. Espero que ainda tenham muitas edições para que mais mulheres possam ir e serem bem cuidadas, assim como estou sendo”, comenta Judite.
Edições
Idealizado pela senadora Maria do Carmo Alves, o Pró-Mulher deve chegar a todos os bairros da capital sergipana, levando a mensagem de prevenção ao câncer de colo do útero e outras doenças, além de cuidados com o corpo. “O objetivo do Pró-Mulher é que as mulheres de Aracaju façam os exames preventivos, porque há grande chance de cura quando esse tipo de câncer é diagnosticado precocemente. Nossa preocupação também é que essa mulher seja bem tratada do início (diagnóstico) ao final do tratamento”, ressalta a Secretária Municipal da Família e da Assistência Social, Selma Mesquita.