UPAs de Aracaju realizam mais de 2.900 eletrocardiogramas

Saúde
11/05/2015 16h30

De janeiro a abril, as duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Aracaju realizaram juntas 2.922 eletrocardiogramas. Como se trata de um exame fundamental para verificação do estado do coração do paciente, é um serviço básico obrigatório dentro destas unidades emergenciais.

Com o eletrocardiograma é possível verificar, por exemplo, o mapeamento da atividade cardíaca (ou elétrica). Na UPA Fernando Franco foram realizados 950 eletrocardiogramas nos quatro primeiros meses deste ano.

“É através do traçado do coração que é possível observarmos a situação de cada paciente. Os exames são feitos nas UPAs e os resultados já são divulgados em poucos minutos. Desta forma, o médico já consegue visualizar a real situação, descartando ou não problemas cardíacos”, explicou a gerente da UPA Fernando Franco, na Zona Sul da capital, Roselene de Souza Teixeira.

Já na UPA Nestor Piva, Zona Norte da capital, foram realizados 1.972 eletrocardiogramas neste mesmo período. “Realizamos um eletrocardiograma com telemedicina, onde enviamos os resultados para Salvador e em menos de 15 minutos já temos o laudo do paciente”, explicou Lilian de Souza Santana, agente operacional do Nestor Piva.