Uma das principais inovações no atendimento da rede municipal de ensino de Aracaju foi a entrega de tablets para os professores. Através desses equipamentos é possível ter acesso, em tempo real, a todas as informações que acontecem nas escolas, como frequência escolar do aluno, calendário de atividades, avaliações, entre outras funções. Tudo isso foi garantido com a execução do Programa de Tecnologia e Gestão nas Escolas (Protege), implantado pela Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal da Educação (Semed).
Com o avanço do programa, definido pelas possibilidades que o uso da tecnologia pode promover, os tablets agora serão utilizados como ferramentas de apoio pedagógico dentro das salas de recursos. O resultado disso: aplicativos que irão auxiliar o desenvolvimento intelectual dos alunos. “Capacitamos todos os docentes nos 13 aplicativos especializados já embarcado no equipamento para auxiliar na realização do atendimento educacional especializado”, informou Walter Nunes, coordenador das Tecnologias Educacionais da Semed.
Na rede municipal de Aracaju existem 22 salas de recursos, com um total de 38 professores especializados. Todos eles participaram do treinamento para o uso dos tablets. “Como atividade meio que a tecnologia da informação exerce na Secretaria Municipal da Educação e em específico na rede municipal, com foco na tecnologia educacional, concluímos, na última sexta-feira, 8, mais uma etapa de apoio às unidades de ensino”, destacou Walter.
Os aplicativos instalados foram divididos em três focos de atuação: deficiência intelectual, comunicação alternativa e LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Serão utilizados os seguintes programas: ABC do autismo; ABC do autismo (baseado na metodologia Teacch); Alfabeto Melado; Tangran; Adapt; Araboard; Pictovox; Livro para colorir; Jogo de colorir; Librazuca; Dicionário de LIBRAS; Hand Talk; e Tv Ines.
Dentro das salas de recursos, que possuem toda a estrutura com materiais pedagógicos e de acessibilidade, os professores auxiliam o desenvolvimento das habilidades dos alunos com o uso de instrumentos que facilitam o aprendizado durante as aulas regulares. “A sala de recursos é um ambiente para atendimento educacional especializado, prestado de forma suplementar aos estudantes com deficiência matriculados em classes comuns do ensino regular, assegurando-lhes condições de acesso, participação e aprendizagem”, enfatizou Walter Nunes.
A ação de ampliar o uso dos tablets dentro das salas de recursos surgiu dentro do Departamento de Tecnologia da Informação (DTI), através da Coordenação de Tecnologia Educacional (COTED), juntamente com apoio pedagógico do Departamento de Educação Básica (DEB), por meio da Coordenação de Educação Especial (COESP).