Na tarde desta quarta-feira, 20, a Unidade de Saúde da Família (USF) Onésimo Pinto, localizada do Jardim Centenário, realizou uma palestra sobre a importância da saúde bucal para as gestantes da unidade. A ação contou com a parceria dos estudantes em saúde coletiva de Odontologia da Universidade Federal de Sergipe (UFS) que falaram sobre os cuidados com a boca e com a alimentação durante a gestação.
De acordo com a dentista da Unidade, Laura Calazans, as dúvidas de como fazer o tratamento odontológico são essenciais para a própria gestante e para o bom desenvolvimento do bebê. “Quando as gestantes passam pela parte de enfermagem durante o pré-natal, elas são encaminhadas automaticamente ao tratamento odontológico. Outra orientação importante é que a gestante pode procurar o dentista desde o início da gestação, mas só a partir do 3º mês que é recomendável realizar alguns procedimentos mais complexos, essa precaução serve para não causar nenhum transtorno durante a formação do feto”, explicou a dentista.
A aluna de Odontologia da UFS, Ana Carla Teles, afirmou que os alimentos influenciam no desenvolvimento do bebê e que a mãe tem que está atenta com todos os cuidados. “Falamos sobre os alimentos que causam cárie e também os alimentos que podem afetar o desenvolvimento do bebê, como por exemplo, peixes crus, queijos não pasteurizados, carnes mal passadas e até o ovo com a gema mole. Outra orientação é sobre os riscos do fumo e do consumo de bebidas alcóolicas, que são hábitos indesejáveis durante a gestação. Também tiramos dúvidas sobre os mitos que as mulheres têm quando engravidam”, ressaltou a estudante.
Katiane Barbosa está grávida de três meses e destaca que essa palestra serve muito para tirar as principais dúvidas que aparecem durante a gestação. “Estou grávida pela segunda vez, mais sempre tenho dúvidas de como cuidar da saúde da minha boca e dos cuidados com a alimentação, principalmente porque enjoo muito e não sei o que comer. Gostei de saber que em qualquer período da gestação posso começar a ir ao dentista, isso já me estimulou a ir”, disse a gestante atendida na USF Onésimo Pinto.
Ao final da palestra, as gestantes receberam um brinde de enxoval e lanches saudáveis.