Sema recebe mais uma doação de mudas da Polícia Federal

Meio Ambiente
22/05/2015 12h13
Início > Notícias > Sema recebe mais uma doação de mudas da Polícia Federal

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema) firmou parceria com a Polícia Federal de Sergipe (PF), em abril do ano passado, para a doação de mudas referentes ao Programa da PF "Carbono Neutro", que há seis anos vem contribuindo com a diminuição dos efeitos produzidos nas mudanças climáticas do planeta. E na quinta-feira, 21, a Sema recebeu mais 1000 mudas frutíferas, entre elas, pitanga, aroeira do sertão, cajueiro e jurema, vindas do Município de Canindé do São Francisco.

"Essa é a segunda vez que a Polícia Federal cede para a Sema mudas vindas de um município sergipano, inclusive com o transporte delas. A princípio, recebemos mil mudas e na próxima semana receberemos mais mil, e assim será no próximo ano. É um convênio que contribui com o horto da Emsurb e principalmente com a Sema", informa o diretor de Controle Ambiental da Sema, José Rosa Felipe Filho.

Benefícios

Plantar uma árvore traz muitos benefícios para a cidade, como a redução da temperatura do ar no ambiente urbano, principalmente do calor, que é constante na capital sergipana. Outra vantagem é a redução da poluição urbana, por meio do plantio de espécies tolerantes ou resistentes que agem com grande eficiência para reduzir os efeitos da poluição. É possível observar também a redução de ruídos, pois elas impedem que o barulho reflita continuamente nas paredes das residências.

Arborizar a cidade é um desafio para a atual gestão. Ao longo de 2013, a gestão vem buscando caminhos para elevar o nível de cobertura arbórea. Hoje, Aracaju possui um comitê de arborização que tem por competência formular e propor diretrizes técnico-científicas voltadas para a conservação e o aumento da massa arbórea da cidade. É presidido pelo secretário do Meio Ambiente de Aracaju, Eduardo Matos, e composto por 20 membros que representam o poder público, instituições de ensino e de organizações ambientais visando a melhoria na qualidade arbórea da cidade.  .

"Aracaju tem um solo salinizado e isso dificulta o plantio e o bom desenvolvimento das mudas. Para tanto, a Sema criou um núcleo especial de arborização urbana responsável pelo planejamento da arborização na cidade. Para que Aracaju saia de um índice tão baixo de cobertura arbórea, é preciso contar com a contribuição da população", relata a chefe da Assessoria da Comunicação da Sema, Sheyla Morales.